Geral

‘Memórias do Projeto Girassol’ está em exposição em Caxias do Sul

Em mais uma edição da “Galeria CIC Caxias”, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, por meio de sua Diretoria de Cultura e Educação, exibe em suas instalações, até 24 de novembro, a exposição Memórias do Projeto Girassol. São 40 peças e um painel, com fotos históricas sobre os 25 anos do projeto educacional desenvolvido pela Agrale. A exposição é aberta ao público.

Sobre o Projeto Girassol
O Projeto Girassol foi criado em 1998 por iniciativa de José Fiorindo Angeli (in memoriam), diante da ideia de se trabalhar o amor e o cuidado com a natureza.

A opção pelo girassol, com símbolo do projeto, se deu por ser uma flor de cor vibrante, que se adapta em qualquer solo. Além de ser de fácil manejo, o girassol esconde uma verdadeira fonte de energia e saúde. Sua semente é rica em vitaminas, proteínas e sais minerais, servindo de alimento para os animais domésticos, produção de óleo, utilizado na nossa alimentação, garantindo muita disposição e energia. E por vezes tem aplicações cosméticas.

Acredita-se na educação como uma maneira efetiva de provocar mudanças concretas em seus hábitos perante o meio social e ambiental em que vive. Assim, os alunos das escolas que aderem ao projeto recebem informações sobre os cuidados com o meio ambiente, por meio de atividades orientadas, conscientizando-os para estas questões e tornando-os multiplicadores destes conhecimentos em suas casas e comunidade.

Mantendo o propósito de transformar para melhor a vida de centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica permanente, o projeto promove na comunidade escolar o convívio social sadio entre alunos, professores e familiares por meio de ações que valorizam o respeito e a cidadania.

Este projeto integra as ações de Responsabilidade Social da Agrale, desenvolvido pelo Programa Agrale de Ação Social (PAAS). Iniciou-se com a conscientização ecológica por meio da distribuição de sementes na comunidade caxiense, e com o passar dos anos, expandiu-se para escolas públicas, tendo sempre como âncora a Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli (CAIC). Já foram contempladas as escolas municipais Marianinha de Queiroz e Rosário de São Francisco e a Escola Estadual Érico Veríssimo. Em 25 anos, mais de dois mil estudantes foram beneficiados com alguma ação social do projeto.

Diversas atividades educativas, entre palestras, oficinas, apresentações culturais, construção de hortas comunitárias e a tradicional distribuição de sementes de girassol – ação que conceitua o projeto desde a sua primeira edição, foram realizadas durante todos estes anos. Além da tradicional Rústica Girassol e Cross Running Girassol, uma divertida corrida de obstáculos aberta à comunidade, finalizando com a Mostra do Projeto Girassol, que seria a vitrine do aprendizado anual do projeto.

Coordenadores do projeto pela Agrale: Fúlvia Stedile Angeli Gazola, conselheira Administrativa; Sandro Stedile Angeli, supervisor de Recursos Humanos; Graziela Gasparin Dalla Bona, analista de Responsabilidade Social; e Samuel Toss Teixeira, analista de Educação Corporativa.

Coordenadores do projeto pela Escola Dolaimes Stedile Angeli: Isabela Canali Santos, diretora; Melissa Duarte Andreoli, vice-diretora manhã; Magda Cecatto, vice-diretora tarde; Ana Elisa Lorandi, coordenadora manhã; Tuíse Mezzomo Borba, coordenadora manhã; Marise Haidée Espíndola Susin, coordenadora tarde; Viviane Cristina Meyrer Venz, coordenadora tarde; Izabel Cristina Baldasso Boff, professora.

Alunos expositores: Giovana Rodrigues – 4ºA, Enzo Nunes Franco – 4ºB, 3. Clara Message Ferreira – 6ºA, 4. Pâmela Castello Branco Duarte – 6ºA, 5. Maíne Lemos da Silva – 6ºA, Juliano de Sales Fernandes – 9ªA, Bianca Cazanatto dos Passos – 8ºA, Rayssa Miranda Machado – 7ºA, Ana Júlia da Silva Camargo – 7ºA, Aline Ferreira de Araújo – 7ºA, Paulo Ricardo da Silva Ferreira – 7ºA, Julia Silva Pires – 8ºA, Valentina Dias de Oliveira – 4ºC, Júlia da Silveira Cherini – 4ºC, Kamylli Eduarda do Carmo Bitencourt – 5ºC, Nathaly Gabrielle de Souza Rambo – 6ºB, Sophia Vieira de Lima – 6ºB, Carolina Correa Goss – 7ºB, Ester Domingues – 7ºB, Emanuele Viana de Andrade – 7ºB, Matheus Cavalheiro Borges – 7ºB, Gabriela Moreira da Silva – 8ºB, Gabrielli da Silva Cavalheiro – 9ºB, Nathan Grafe Saraiva – 9ºB.

 

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Banda Bataclã FC apresenta o show ‘Pai Guaíba’ em Caxias do Sul

A banda Bataclã FC apresenta o show "Pai Guaíba", depois da excepcional receptividade no Theatro…

3 horas ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

6 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

6 horas ago

Caxias do Sul baila ‘cumbia’ em edição do baile Ay Amor

A cumbia, ritmo disseminado por diversos países da América Latina, vem ganhando cada vez mais…

19 horas ago

Artistas de Bento Gonçalves cobram transparência na liberação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Produtores culturais e artistas de Bento Gonçalves divulgaram, na sexta-feira (25), uma nota cobrando transparência…

21 horas ago

Documentário rodado na Amazônia será exibido no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Tem filme gaúcho na principal vitrine do setor audiovisual nacional na Europa: o Festival de Cinema…

21 horas ago