Geral

Marijane Paese faz história ao assumir presidência do CIC-BG

Na noite de 2 de dezembro, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) fará, mais uma vez, história: a empresária Marijane Paese será empossada como a primeira presidente mulher da secular entidade. Seu nome foi referendado no dia 25 de novembro, quando associados aprovaram, em assembleia, a indicação do presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, para o cargo.

O movimento na entidade representa um gesto carregado de simbolismo para todas as mulheres. E Marijane quer fazer disso um fator inspiracional, sempre tendo o trabalho como termômetro do desenvolvimento da realização pessoal e profissional. “Que seja um incentivo para mais lideranças femininas e que elas entendam que é possível. Vejo que o diferencial precisa ser o foco no trabalho executado e a conquista das oportunidades com igualdade”, diz a próxima presidente do CIC-BG, cujo mandato terá como vigência o biênio 2022-2023.

Ser a primeira mulher à frente de uma instituição de 107 anos, dirigida em toda sua história por homens, é, sim, um desafio. Mas Marijane não os teme. “Penso que este foi o principal motivo de eu ter aceitado, não fujo de desafios. Estou aceitando encarrar este novo projeto de vida com o intuído de poder ser útil à sociedade e auxilar as empresas”, conta. A forma de condução do convite também foi muito especial. “O apoio e o incentivo do presidente Rogério foram fundamentais para minha tomada de decisão. Acredito que será uma experiência que vai agregar muito conhecimento para mim”, analisa.

E também para todos que estiverem na diretoria executiva – cujos componentes serão conhecidos na noite da solenidade de posse. Marijane enxerga os desafios, seja de que ordem forem, como de reponsabilidade coletiva, e não unicamente da figura da presidente. “Vamos buscar engajamento e dedicação de toda equipe para fazer o melhor. Quanto ao resultado, será uma consequência, e farei o possível para atender as expectativas”, comenta.

Aos 46 anos, a administradora da Paese Comércio de Ferragens assume o posto trazendo o respaldo de sua destacada atuação durante a pandemia. Vice-presidente do CIC-BG para Assuntos do Comércio, Marijane empregou sua formação acadêmica, em Matemática com ênfase em Estatística, para abastecer o Comitê Técnico Regional da Serra com informações estatísticas sobre a covid na região. Elas foram essenciais para ajudar a Serra, por exemplo, a reverter bandeiras restritivas para mais brandas, no então modelo de Distanciamento Controlado do governo.

Vem da pandemia, também, um dos grandes aprendizados durante sua vivência na diretoria do CIC-BG. “Aprendi muito a importância do argumento técnico para agir nas incertezas”, conta. A pandemia, claro, também foi o principal desafio dessa trajetória. Com ela, veio o medo e a dificuldade de equilibrar as questões da saúde com a economia. Uma dificuldade que persiste. “Agora, é preciso planejar a retomada”, observa.

Se ou trabalho na pandemia deu visibilidade a ela, foi o conjunto de sua biografia que a credenciou para o posto. Filha de agricultores, Marijane começou a vida profissional aos 12 anos. Trabalhou com turismo, na indústria – atuando na controladoria e em programação e controle de produção –, além de ter sido professora nos ensinos fundamental, médio e superior. Tem, também, vivência comunitária, desempenhou atividades em grupos de jovens e de escoteiros e em projetos esportivos.

Seu tempo na diretoria do CIC-BG estrelou ainda mais o currículo, celebrando grandes conquistas da gestão de Capoani. Entre elas, a criação do movimento Unidos por Bento, que oportunizou a construção de 40 leitos emergenciais junto à UPA, o surgimento do consultório de atendimento à covid-19 e o Fórum do Comércio, juntamente com a CDL-BG e o Sindilojas. “Sempre tudo ocorreu com a capacidade rápida de ação do presidente Rogério”, elogia.

À frente do CIC-BG, já sabe o que pretende fazer. “O principal será incentivar o empreendedorismo, buscar estratégias e atividades para que as empresas consigam melhorar seu desempenho, avaliar as necessidades das organizações da região e desenvolver junto com sua equipe novos projetos ligados ao desenvolvimento econômico das organizações e do município”, diz, reforçando, novamente, a importância da equipe para contemplar o trabalho. “A gestão é de grupo, a responsabilidade e o comprometimento, de toda diretoria”.

Quem é
Nome: Marijane Paese
Idade: 46 anos
Estado civil: casada com Deonir De Toni, mãe de Mariana, 18, e Lucas, 16
Naturalidade: Bento Gonçalves
Formação: Licenciatura Plena em Matemática e Física e Mestrado em Ênfase em Estatística

Fonte: Exata Com / Foto: Divulgação / Alessandro Manzoni

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago