Geral

Mais de 30 toneladas de livros são doadas ao Rio Grande do Sul

O Sesc/RS recebeu nesta quarta-feira, 29 de janeiro, um montante de aproximadamente 100 mil livros doados pelo Sesc/PR com o intuito de auxiliar a reconstrução de bibliotecas e acervos literários afetados pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no último ano. A carga foi entregue na Faculdade e Colégio São Judas Tadeu, imóvel que pertence ao Sesc/RS desde dezembro, e será transformado em uma Escola Sesc.

Os exemplares somam 30 toneladas de literatura de diversos segmentos. São livros novos ou em bom estado de conservação de gêneros como literatura, literatura infanto-juvenil, quadrinhos, teoria literária, artes visuais, cultura, filosofia, cinema, teatro e biografias, que passaram por uma triagem, com o intuito de garantir a boa qualidade dos materiais. A doação será distribuída entre instituições parceiras do Sesc, como escolas e bibliotecas públicas.

Na ação, estiveram presentes a coordenadora de Literatura do Sesc/RS, Vanessa Falcão, e outros três colaboradores do Sesc/PR. Para Vanessa, a doação representa o compromisso do Sesc com a facilitação do acesso à cultura e educação, dois importantes pilares da instituição. “Essa parceria está sendo fundamental para nós, ficamos muito felizes com a mobilização. A expectativa é que o material seja todo distribuído até abril, para entidades públicas, escolas e bibliotecas”, comentou.

A Analista de Ação Social do Sesc/PR, Taira Sakr de Oliveira, explica que a campanha foi resultado de um esforço coletivo de todo o Paraná em prol da solidariedade. “Recebemos apoio de editoras, mas o grande montante veio como doação de pessoas físicas. Foram 37 Unidades do Sesc/PR envolvidas na arrecadação que durou 1 mês, e tivemos um resultado muito além da expectativa”, afirmou. Desde agosto do ano passado, a instituição paranaense mobilizou o Estado em uma corrente de doações de livros com o intuito de amenizar os impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

As instituições que receberão as doações ainda estão em levantamento. A ação conta com o apoio da Rede de Bibliotecas do Sesc/RS. Um dos projetos contemplados será o Gelotecas, que estiliza geladeiras desativadas e as transforma em bibliotecas abertas para retirada gratuita de livros, criando um sistema rotativo de troca de exemplares entre as comunidades periféricas em pontos de deslocamentos e encontros, como estações de trens, escolas e praças.

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago