Geral

Livro celebra mulheres imigrantes alemãs no Brasil

Em celebração aos 200 anos da imigração alemã ao Brasil, o Instituto Martius-Staden lança a obra Esperança e Saudade: História das mulheres imigrantes de língua alemã no Brasil (Hoffnung und Heimweh: Geschichte der deutschsprachigen Einwanderinnen in Brasilien). Bilíngue e inédita, a publicação lança um olhar sensível e profundo sobre o papel e as contribuições das mulheres de língua alemã no país, explorando seus legados culturais, sociais e históricos no Brasil.

“Essas mulheres desempenharam papéis fundamentais na construção das colônias alemãs e no legado cultural que temos hoje. Suas histórias são inspirações para as novas gerações”, explica a Dra. Gisela Tolaine Massetto de Aquino, professora do Colégio Visconde de Porto Seguro e coautora de um dos capítulos.

O livro conta com contribuições de especialistas de instituições renomadas, como USP, UFRGS e universidades da Alemanha, e destaca figuras emblemáticas, como Jacobina Maurer, envolvida na Revolta dos Mucker no Rio Grande do Sul, Pola Bauer-Adamara, a primeira cineasta alemã a documentar a Amazônia, e Emilie Snethlage, pesquisadora e primeira diretora alemã do Museu Goeldi, no Pará.

“A ideia é trazer à tona narrativas femininas que muitas vezes foram relegadas ao esquecimento. Esse resgate não é apenas histórico, mas também educativo e inspirador”, afirma Celeste Ribeiro-de-Sousa, pesquisadora e coautora da obra.

Lançamento e distribuição

O livro foi apresentado em eventos nos campi do Colégio Visconde de Porto Seguro em Valinhos e São Paulo, e já pode ser encontrado nas livrarias dos campi do Colégio. O lançamento oficial será no 13/3, às 16h, no Deutschland Corner da USP, situado na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, São Paulo, SP.

“Queremos que essa obra alcance jovens, educadores e pesquisadores, reforçando a importância de refletir sobre o papel das mulheres em diferentes períodos da história”, destaca Kerol C. Brombal Briotto, também professora do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Com prefácio assinado pela embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, e apoio de patrocinadores como Thyssen Krupp, o Consulado Alemão em São Paulo e a família Plöger, o projeto propõe uma narrativa inovadora e multidisciplinar.

“A história dessas mulheres é um exemplo de resistência, coragem e inovação. Resgatar suas trajetórias é mais do que uma homenagem; é um compromisso com o futuro”, conclui Daniela Rothfuss, organizadora da obra.

Sobre o Instituto Martius-Staden – O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. As atividades do Instituto destinam-se a fomentar o intercâmbio cultural entre o Brasil e países de língua alemã, como a Alemanha, a Áustria e a Suíça. O Instituto está localizado dentro do Colégio Visconde de Porto Seguro, Campus Panamby, em São Paulo (SP).

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

2 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

2 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

3 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

3 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

4 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

7 horas ago