Categories: Geral

Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS tem novas instalações inauguradas

A pesquisa clínica é determinante para a descoberta de novos medicamentos, equipamentos e procedimentos médicos voltados ao tratamento e à prevenção de doenças. A partir de estudos se dá o desenvolvimento de tratamentos inovadores e, cada vez mais personalizados, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Para alcançar o objetivo de garantir ou devolver a qualidade de vida às pessoas, impactando de maneira positiva na sociedade, o Instituto de Pesquisas em Saúde (IPS) da UCS teve suas instalações ampliadas.

A Universidade de Caxias do Sul formalizou a entrega das novas instalações, localizadas na sala 315 do Bloco S, no Campus-Sede, na segunda-feira (28).

O centro de pesquisas, que atua no desenvolvimento e condução de estudos clínicos em todos os segmentos e especialidades voltados para saúde humana, agregando ações de ensino, pesquisa e extensão, iniciou suas atividades em 2019 na UCS. Originou-se da junção do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA) e do Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos (IPCEM).

A ampliação das instalações resulta em uma área total de aproximadamente 480m², contando com recepção, consultórios médicos adulto e pediátrico, sala de coleta de material biológico e eletrocardiografia, farmácia clínica, sala de monitoria e sala multifuncional (para realização de atividades de aulas, seminários, reuniões). Os novos espaços integram-se à infraestrutura corrente do Instituto que já incluía laboratório, sala de reuniões, área administrativa, salas de coordenação, de gerenciamento de dados e arquivo de documentos.

Pesquisa com foco social
A diretora do Instituto, a pesquisadora Rosa Dea Sperhacke, pontuou que, mais que as novas instalações enquanto estrutura física, o espaço representa o acolhimento aos protagonistas das pesquisas realizadas, os pacientes. “A nova estrutura é altamente qualificada e contribui para o desenvolvimento das pesquisas clínicas, aumentando o protagonismo do instituto em nível regional e nacional”, com o foco na busca da qualidade de vida das pessoas através das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, 13 colaboradores compõem a equipe, em um trabalho – conforme mensurou – que se relaciona com 10 das 15 indústrias farmacêuticas mundialmente reconhecidas. A partir da junção dos laboratórios que compõem o IPS, já contribuíram aos estudos 112 mil participantes, cerca de 139 trabalhos foram divulgados e sete pesquisas relacionadas à Covid-19 desenvolvidas.

O diretor da área do conhecimento de Ciências da Vida da UCS, professor Asdrubal Falavigna, ressaltou que a fusão dos laboratórios que deu origem ao IPS, há três anos, mostrou-se bastante assertiva, a partir do acréscimo em estudos clínicos, receita e visibilidade. “Esse espaço, com essa equipe engajada, treinada e competente, destaca a qualidade da pesquisa clínica da UCS”, afirmou, pontuando a ampliação da inteligência coletiva multidisciplinar, que se dá através da soma das diferenças. Ele destacou a especialização, o conhecimento, a ética e a experiência positiva dos pacientes durante os estudos, bem como a aproximação da comunidade aos tratamentos.

O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico epidemiologista Gerson Fernando Mendes Pereira, convidado a apadrinhar as novas instalações, considerando-se sua relação de quase 20 anos com o trabalho ali realizado. Ele rememorou aspectos de sua atuação no Ministério, sua relação com o Rio Grande do Sul, no âmbito da pesquisa relacionada à AIDS, e a parceria com o Instituto de Pesquisa em Saúde da UCS, a qual anunciou que será estendida no próximo ano. “A pesquisa serve para haver medidas, é feita para que possa retornar à população”, reforçou, descrevendo o trabalho do Instituto caxiense como “eficiente, competente e bem feito”.

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, situou o IPS como uma área de excelência da Universidade, que traduz seu avanço contínuo e potencialidades. “Celebramos a busca contínua da qualidade e da excelência, no âmbito da saúde. É responsabilidade da Instituição cuidar da vida em todas as suas dimensões, incluídas educação e saúde”.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, ressaltou a realização, no IPS, de estudos de ponta, em diferentes linhas de pesquisas, focando na integração científica e na internacionalização do conhecimento. “O IPS ilustra como Caxias do Sul se coloca no cenário da indústria farmacêutica, importante para o avanço da saúde das populações do mundo todo. Nesse sentido, é uma conquista da Instituição e também da comunidade que vai se beneficiar dos estudos realizados aqui, da pesquisa com reflexos sociais”, afirmou.

O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, abençoou as novas instalações, definindo o pensamento institucional como movido por um olhar de esperança em relação ao futuro, “que exprime seu compromisso com a pesquisa, com a inovação e com o bem-estar da comunidade”.

Atuação
Uma das principais áreas de atuação do IPS é a condução de projetos de pesquisa clínica em seres humanos em parceria com a indústria de produtos para a saúde, a qual inclui a indústria farmacêutica, a fim de avaliar a segurança e eficácia de medicamentos, vacinas ou produtos. Atualmente, o Instituto participa de 22 protocolos de pesquisa clínica em diversas especialidades médicas (incluindo oncologia, infectologia, cardiologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, ginecologia e obstetrícia), entre outros oito protocolos de pesquisas clínicas em fase de iniciação.

O IPS possibilita a participação de indivíduos da Serra Gaúcha em protocolos de pesquisa clínica que estão sendo realizados de forma simultânea em diferentes países do mundo. A experiência permite o acesso a tratamentos promissores que ainda não estão disponíveis para o público em geral; o recebimento de um acompanhamento mais frequente, realizado por uma equipe multidisciplinar; além da contribuição para o avanço do desenvolvimento do conhecimento científico.

Ainda, o Instituto conduz estudos epidemiológicos (estudo da distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde em uma determinada população) por meio de parcerias com universidades, instituições governamentais, empresas privadas e agências de fomento à pesquisa.

Ao mesmo tempo, o IPS contribui para o treinamento, capacitação e formação de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde no desenvolvimento e condução de atividades de pesquisa.

Conheça alguns exemplos recentes de trabalhos desenvolvidos pelo IPS durante a pandemia de Covid-19:

– Condução de estudos clínicos com a indústria farmacêutica para avaliar novos medicamentos e terapias para uso em pacientes sintomáticos com COVID-19;

– Em conjunto com o Centro Clínico (CECLIN), Laboratório de Microbiologia Clínica (LMC) e Área do Conhecimento de Ciências da Vida (VIDA), oferta do serviço de testes diagnósticos (sorológicos e RT-PCR) para a população desde maio/2020;

– Disponibilização de um freezer de ultra-baixa temperatura (-80°C) para ser utilizado no armazenamento das vacinas Comirnaty® (Pfizer/BioNTech) para a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. No período entre maio/2021 e dezembro/2021 foram armazenadas e distribuídas aproximadamente 200.000 doses.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Bruno Zulian / Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago