Geral

Instituto de Leitura Quindim promove encontro de cultura em Caxias do Sul

O Instituto de Leitura Quindim de Caxias do Sul, em parceria com o coletivo Gotas de Vida, realiza no próximo sábado, dia de novembro, a 2ª edição do evento “Doce Novembro – Um encontro de conhecimento, cultura e diversão”. A ação, marcada para começar às 14h na sede do Instituto, tem como objetivo promover o conhecimento e a conscientização sobre o Diabetes Tipo 1 (DM1), uma condição autoimune que afeta crianças e adolescentes.

O evento será o último realizado na sede atual da entidade, localizada no Pátio Eberle. Organizado pelo Gotas de Vida, um grupo de pais de crianças com DM1 de Caxias do Sul, a ação Doce Novembro é um evento aberto e gratuito, voltado não só para as famílias de crianças com DM1, mas também para a comunidade em geral.

A conscientização sobre o Diabetes Tipo 1, além de ajudar a entender melhor essa condição autoimune, também oferece informações valiosas sobre hábitos saudáveis que podem prevenir o Diabetes Tipo 2. A programação contará com palestras e a presença especial da influenciadora Marina de Barros (@diabeticatiporuim, no Instagram), que virá de São Paulo para compartilhar a experiência com a doença. Haverá ainda atividades voltadas para a educação sobre alimentação balanceada e o impacto do excesso de açúcar e carboidratos na saúde.

Além de informar sobre o manejo do DM1, o encontro busca desmistificar ainda, os preconceitos e educar a comunidade sobre essa condição, que muitas vezes permanece oculta e cercada de estigmas. “Queremos alcançar ainda mais famílias este ano, e espalhar o máximo de informações sobre o Diabetes Tipo 1 para ajudar a reduzir mitos e preconceitos que cercam essa condição”, afirma Cristiane Valentini Taufer, uma das organizadoras e mãe de uma criança com DM1.

Um dos grandes marcos alcançados em 2023 foi a conquista de um auxílio federal de R$ 1,3 milhão, garantido pela deputada Denise Pessoa. O recurso possibilita a inclusão do sensor de glicose FreeStyle Libre no tratamento de crianças e adolescentes com DM1 em Caxias do Sul, beneficiando jovens entre 2 e 17 anos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa verba é suficiente para atender as crianças por cerca de um ano e meio, mas nossa luta agora é garantir que o projeto continue após o fim desse recurso”, destaca Evandra Stoco Tonin, uma das organizadoras e mãe de uma criança com DM1. O sensor, que monitora a glicose de forma contínua, oferece maior segurança e qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Desafio Global
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial em incidência de Diabetes Tipo 1 infantil, com cerca de 92.300 crianças e adolescentes afetados, de acordo com o Atlas da Federação Internacional de Diabetes. Essa posição deixa o país atrás apenas da Índia (229.400) e dos Estados Unidos (157.900). A doença autoimune, que impede o pâncreas de produzir insulina, pode surgir em qualquer fase da infância, sendo mais comum entre os quatro e seis anos e entre os dez e 14 anos.

Apesar de não poder ser prevenido, o diabetes tipo 1 apresenta sintomas como excesso de sede, indisposição, aumento da fome, irritabilidade e hálito com odor parecido com acetona. Crianças com essa disfunção dependem de injeções diárias de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.

O coletivo Gotas de Vida e o Instituto de Leitura Quindim reforçam a necessidade de educar a sociedade sobre a importância do monitoramento contínuo e o acesso a tratamentos modernos, como o FreeStyle Libre, para garantir um controle mais eficiente da doença e do cuidado com a saúde das crianças e adolescentes com DM1.

Programe-se:
Evento Doce Novembro – Um encontro de conhecimento, cultura e diversão
Data: 09/11/2024
Horário: A partir das 14h
Local: Instituto de Leitura Quindim (rua Sinimbu,1670, 6ºAndar, no Pátio Eberle)

Atividades:
14h: Abertura oficial do evento e fala da Secretária Municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi
14h:15min: Palestra com Marina de Barros – Criadora de Conteúdo Digital
15h: Palestra com Pâmela Antoniazzi – Nutricionista e Professora
15h:50min: Palestra com Dra Bruna Trojan Camassola – Endocrinologista Pediátrica
16h:30min: Palestra com Fernanda Atti – DM1 e Empresária – dona da Saúde em Fatias.
17h:15min: Confraternização com degustação de produtos e brindes de nossos apoiadores
17h:30min: Encerramento do evento

Durante o evento haverá atividades lúdicas para crianças de 04 a 12 anos.
Evento gratuito e aberto para toda a comunidade.

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

3 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

1 dia ago