Geral

Festival Pint of Science chega em Bento Gonçalves

Em 2019, a Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul colocam a Capital Nacional do Vinho no mapa do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo.

O evento acontecerá nas noites dos dias 20, 21 e 22 de maio, em locais pouco usuais: em vez de palestras em auditórios, serão conversas informais em bares.

Essa é a proposta do Pint of Science, evento global que é realizado desde 2012 e que este ano ocorre simultaneamente em 24 países. O Brasil é o campeão, com 87 cidades – entre elas, Bento Gonçalves, a única na Serra a sediar o evento.

Durante os encontros, o público participante, além de ouvir a apresentação do cientista, poderá fazer perguntas e conversar com pesquisadores de diferentes áreas sobre o tema da noite, de maneira simples e clara, sem necessidade de inscrição ou de conhecimento prévio. “A ideia é falar sobre assuntos relacionados à ciência de uma forma descomplicada, buscando aproximar ao conhecimento do público em geral”, comenta Marcos Botton, chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do evento em Bento Gonçalves.

A promoção do Pint Of Science em Bento Gonçalves é uma parceria entre a Embrapa Uva e Vinho e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, duas instituições federais que desenvolvem trabalhos de ciência e pesquisa na região.

Breve histórico
Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o Pint of science logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

O evento acontece ao longo de três dias consecutivos, sempre no mês de maio, e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios no Brasil; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 87 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.

Nos próximos dias será divulgada a programação completa do evento no endereço: http://pintofscience.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

 

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago