Geral

Farroupilha apresenta a proposta da criação da Unidade de Conservação Ambiental

A Prefeitura de Farroupilha apresentou à comunidade a proposta de criação da Unidade de Conservação Ambiental. Na ocasião, foram expostos os estudos realizados pelo grupo técnico composto pelos servidores Tainara Chiele, Tarciana Maino, Nelson Gonçalves Jr. e Pablo Uez, que verificaram questões como o estado atual do espaço, fauna e flora existente, uso e impacto humano na região e a qualidade do ecossistema, além do projeto arquitetônico. A intenção é unir em uma área de 100 hectares, o Balneário Santa Rita, o Horto Municipal e do Jardim Botânico, formando assim a Unidade.

“A reserva será utilizada para o estudo da biodiversidade do ecossistema, não sendo mais explorado pelo setor. Vamos buscar recursos em programas em nível estadual e nacional para revitalizar e preservar esse local. Outros valores poderão vir da iniciativa privada, com a troca de índices construtivos do setor imobiliário ou outras parcerias, mas a área é pública e a responsabilidade da administração do espaço é totalmente da Prefeitura”, explicou o Prefeito Claiton Gonçalves.

Na apresentação, Luciano Weber Kops, Chefe da Divisão de Unidade de Conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura também esclareceu as dúvidas dos participantes.

O que é uma Unidade de Conservação?
A Unidade de Conservação tem o intuito de preservar ambientes de relevância natural e cultural de âmbito local, estadual e até nacional. Essas unidades são definidas como áreas que possuem características naturais relevantes e cujo ecossistema necessita de proteção e conservação. Atualmente o Brasil possui 728 unidades de conservação, sendo que existem diferentes tipos de unidades, cada uma recebendo classificação de acordo com suas características e objetivos a serem atingidos. Uma das funções primordiais de uma unidade de conservação é propiciar pesquisa e educação ambiental baseada na sua riqueza natural.

Balneário Santa Rita – História
Conforme os livros “Farroupilha, ex-colônia particular, Sertorina” de Alice Gasperin e “Farroupilha – História de uma cidade”, de Raul Tartarotti, antes da década de 30, o proprietário da área, Eduardo Azevedo, represou um pequeno arroio para instalar uma serraria, formando um lago artificial com o alastramento da água. Em 1935, o prefeito Dr. Armando Antonello, adquiriu uma área de 103,0 hectares do imóvel, a fim de construir uma barragem, para fornecimento de água à cidade que estava crescendo. Porém, o prefeito subsequente, Capitão Eudoro Lucas de Oliveira, não deu continuidade ao projeto.

Há registros de 1938 que indicam que o espaço era utilizado pela comunidade para momentos de lazer, banhos e pesca. Neste tempo, Administração Pública Municipal concedeu permissão à Equipe Grêmio Náutico Farroupilha para praticarem regatas no local.

Em 1959, a represa chegou a ser denominada, “Represa Dr. Armando Antonello”, mas o nome não prosperou. Entre os anos de 1964 e 1969, durante o mandato do Prefeito Arno Domingos Busetti, o primeiro açude artificial foi oficialmente reconhecido como Balneário e sua utilização permanecia para banhos.

Em 1978, quando o município já estava sob o comando do Prefeito Avelino Maggioni, criou-se então, um espaço de lazer e entretenimento, especialmente para os trabalhadores farroupilhenses. O Balneário Santa Rita, como passou a ser conhecido, alcançava uma área de oitenta hectares e o lago artificial possuía 87.000m² de área alagada.

Durante o mandato do prefeito Bolívar Antônio Pasqual, no ano de 2003, o Balneário Santa Rita foi revitalizado e passou a chamar-se Parque Santa Rita. Neste ano, a mesma administração concedeu um termo de permissão de uso de bem público, à Jean Pedro Guerra, que perdurou até 2019. Findo o prazo do referido termo, o Poder Público retoma agora a responsabilidade pelo espaço.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Rodrigo Martins / Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago