Geral

Exposição coletiva traz a riqueza estética de artistas plásticos de Bento Gonçalves

Foi aberta na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalces a mostra coletiva da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves que traz quadros e esculturas de seis artistas plásticos. Nesse painel, o espectador é convidado a entrar nos mundos estéticos de Ana Alice Dalcin Zorzi, Luiza Sartori, Zinara Salete Siqueira, Sérgio Dutra, Ana Caroline Becker e Taiana Rossi.

Seja pelas pedrinhas de um mosaico, pelos mundos geométricos infinitos, nas paisagens e rostos, no pontilhismo de releituras de famosas imagens, ou no abstrato, tem-se uma construção de olhares diversos, onde o artista expressa significados, buscando uma matéria-prima que reside entre o imaginário e o real, nessa busca incessante de criar e recriar. Os seis artistas selecionados pela Associação emergem com suas trajetórias e o que os move nas suas criações: um processo dialógico de epifanias.

Para Ana Alice Dalcin o mosaico chegou em sua vida quando se aposentou da rede pública de ensino de Porto Alegre. Quando visitou a mostra do artista plástico Leonardo Posenato, no MARGS, começou a pesquisar sobre o mosaico. São 20 anos de pesquisas e criações e ela fala sobre a fascinação por essa técnica.

“Percebi que juntando pedras existe uma possibilidade de expressão. Eu busco nos meus mosaicos a harmonia da cor, as linhas das pedras, respeitar a sua lógica. É uma busca constante, principalmente tecnicamente: cortar a pedra não é fácil, pois tem o ângulo certo, de encaixe”, enfatiza Ana.

Desde criança, Becker gostou de desenhar e de pintar, sempre incentivada pelo seu pai. Para ela, a arte é inata: é a sua profissão desde sempre, tendo cursado Artes Plásticas e ministrado cursos da área, inclusive para crianças. Teve fases onde trabalhou com a porcelana, com o colorido ou somente com a cor vermelha. Atualmente, ela comenta que está numa fase neutra, minimalista, tendo, nas telas, sempre trabalhado com o abstrato com a técnica acrílico sob tela.

“Fizemos uma exposição coletiva em Carlos Barbosa e teve uma pessoa que me questionou: ‘O que você quis colocar no seu quadro’. O abstrato conversa com o teu espírito e produz significados que, muitas vezes, sobressai depois de algum tempo”, salienta Becker.

Provavelmente o público conhece Sergio por meio de suas esculturas onde trabalha com galhos de videira, revelando suas formas, realçando o seu desenho morfólogico. Para a mostra, além das esculturas, trouxe sua outra exploração artística: os desenhos geométricos. Ele comenta sobre o que lhe atrai na construção dessas obras.

“Eu gosto da perspectiva, da profundidade, de ver a movimentação do cubo ou do retângulo, por exemplo, e colocar em ângulos diferentes. Eu penso numa estrutura e vou complicando ela e vai surgindo um mundo. Vou explorando a ilusão de ótica da formação da obra”, salienta Sergio.

A vice-presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves, Ivete Todeschini Menegotto, expressa sobre a possibilidade dos olhares dos seis artistas de criar ligações estéticas que se tornem um meio de falar ao espírito e a mente.

“Cada vez mais, o mundo está precisando desse olhar da Arte e cada um é único, pois é curador. Esses seis artistas, a gente percebe a luta e o esforço para gerar uma transcendência. Eu acredito que quem aprende a olhar uma obra de arte, amplia seu repertório cultural e de vida de forma saudável. A nossa cidade é rica nessa manifestação artística, pois promovem o espírito crítico. A Associação tem o compromisso de mostrar o valor estético dos seus entes”.

Serviço
O que: Mostra coletiva da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves
Período de visitação: até 30 de março
Horário: 8h às 17h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago