Geral

Especialistas em desenvolvimento infantil participam de congresso em Caxias do Sul

Pais, professores, cuidadores e demais profissionais que atuam diretamente com crianças de todas as idades terão a oportunidade de participar da primeira edição do Congresso Desenvolver, programação que aborda as quatro áreas do desenvolvimento infantil em Caxias do Sul. O evento ocorre neste sábado, dia 26 de agosto, na Villa Basilico, em Caxias do Sul, e reúne especialistas gaúchos dentro dos temas desenvolvimento físico/motor, cognitivo, emocional e psicossocial.

Assuntos ligados ao desenvolvimento infantil e que atualmente ganham cada vez mais espaço nas redes sociais serão apresentados com profundidade pelos profissionais que se dedicam a estudar diariamente temas como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), seletividade alimentar, disciplina positiva, parentalidade, a importância de brincar, o estímulo à autonomia e às memórias afetivas.

“A nossa iniciativa em formatar esse congresso é justamente focada em oferecer uma oportunidade única para pais, mães e profissionais se reunirem com grandes palestrantes e aprofundar conhecimentos que, muitas vezes, são difundidos de forma rasa e até errada em espaços como redes sociais. Tudo isso em um dia, otimizando tempo e garantindo uma experiência incrível”, explica uma das fundadoras do projeto, a educadora física e diretora técnica da Pranadar, Giovana Pistore.

A educadora física é mãe do Francisco, de sete anos, e irá palestrar no congresso sobre como construir mais autonomia na infância, com base em especializações cursadas e, claro, nos mais de 20 anos em que se dedica a ensinar natação para crianças da região. “A autonomia está diretamente ligada à autoestima pois dá a sensação de capacidade e responsabilidade, tornando a criança mais confiante. Quanto maior for a autonomia do filho, menos sobrecarregada estará a mãe”, explica.

Além de Giovana, a fotógrafa Vivi Tomas, especialista em fotografia documental de família e com mais de 16 anos de carreira, é também idealizadora do congresso e falará sobre a importância da construção de memórias afetivas no desenvolvimento infantil – algo determinante para que as crianças aprendam mais sobre suas emoções. “Imagine que o cérebro da sua criança é um grande armário sendo montado e com suas gavetas ainda vazias. Enquanto você monta esse armário, vai colocando ‘coisas nas gavetas’. O papel da fotografia nessas memórias é fazer com que elas sejam acessadas facilmente”, exemplifica.

Temas como TDAH e disciplina positiva também serão abordados
O aumento no número de diagnósticos de casos de crianças com autismo e TDAH exige cautela por parte dos pais. No Brasil, estima-se que de 3 a 5% das crianças tenham TDAH, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

O cuidado das famílias é muito importante porque a desinformação, muitas vezes, incentiva a automedicação e até mesmo a criação de ‘rótulos’ nas crianças, que afetam diretamente a sua autoestima e o seu desenvolvimento. Quem falará sobre essa temática no Congresso será a Neuropsicopedagoga Clínica Claudia Fadanelli Stefanon. Ela é especialista em inclusão educacional e alfabetização, e defende uma visão interdisciplinar em diagnósticos deste tipo.

“Muitas vezes, o diagnóstico já é pré-estabelecido antes mesmo da avaliação médica e multidisciplinar. E aí, pronto: os rótulos começam a ser “colados” na criança. Ao concluir o período avaliativo, se a criança realmente é diagnosticada com transtorno, deve-se ter em mente que o rótulo não ajuda! O que fará a diferença são as intervenções realizadas pelos profissionais, pela família e pela escola”, reforça.

Outro assunto que vem despertando interesse de pais e mães que lidam dia a dia com a difícil missão de educar seus filhos é a disciplina positiva, tema que será abordado pelo Mestre e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento Thiago Rocha. O médico é referência na temática e seguido por milhares de pessoas em suas redes sociais, compartilhando diariamente insights sobre comportamento infantil, autismo, TDAH, timidez infantil, Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e outras questões importantes.

SERVIÇO
1ª Edição do Congresso Desenvolver
Público-alvo: pais, mães, professores, educadores, cuidadores e demais profissionais que tenham interesse na temática do desenvolvimento infantil
Quando: 26 de agosto, das 9h às 18h

Ingressos: online pelo link

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

13 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

14 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

15 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

15 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

19 horas ago