Geral

Dia do Profissional de Educação Física: Como manter-se em movimento sem sair de casa

Nesta terça-feira, dia 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A celebração acontece nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, de 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de Educação Física.

Existem diversas categorias de trabalho dentro da área da Educação Física. O profissional pode ser professor, treinador, preparador físico, personal trainner, técnico desportivo e de esportes, entre outras funções.

“O profissional de Educação Física, assim como vários outros profissionais da saúde, são os responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade”, explica a professora de educação física Ana Paula Andriguetti.

A equipe do Portal Leouve conversou com a profissional sobre temas relevantes para o momento atual, como a importância de manter-se em movimento mesmo durante a pandemia e que tipos de exercícios podem ser feitos sem sair de casa.

“Permanecer em movimento e praticar atividades e exercícios físicos é importante durante toda nossa vida, e durante a pandemia não seria diferente”, comenta. “Para quem já realiza atividades físicas habitualmente, o desafio é se reinventar, e para quem nunca praticou, mas durante o isolamento percebeu a necessidade do exercício, o desafio é iniciar a prática e desenvolver uma rotina”.

Para facilitar a vida do leitor, a profissional separou algumas dicas de exercícios que podem ser praticados em casa sem a necessidade de muitos materiais.

Exercícios sem sair de casa

1. Alongamentos
2. Abdominais
3. Pular corda
4. Pilates
5. Dança

“Lembrando que é necessário sempre respeitar faixas etárias e o perfil físico de cada pessoa”, ressalta. “Como o espaço domiciliar é reduzido, alguns cuidados também são importantes, como o afastamento de móveis para evitar acidentes”, conclui.

Conquista

Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, dia 28 de agosto, uma resolução que reconhece que o profissional de Educação Física possui formação para intervir em contextos hospitalares, em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde, dentro da estrutura hierarquizada recomendada pelo Ministério da Saúde e considerando o SUS.

No contexto hospitalar, o profissional poderá executar trabalhos, programas e projetos nas áreas de atividades físicas e do exercício físico, destinados ao tratamento e cuidados da saúde física e mental, na área específica ou de forma multiprofissional e/ou interdisciplinar.

A Educação Física não faz parte apenas de treinar o corpo, mas também a mente. Por isso, parabéns a todos os profissionais da área! Continuem fazendo o excelente trabalho de auxiliar a sociedade a manter-se saudável, física e mentalmente.

Redação Leouve

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

4 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

4 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

22 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

22 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

24 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

24 horas ago