Geral

Descubra como cursar uma universidade pública na França por menos de R$ 75 mensais

Se está procurando uma oportunidade para estudar fora do país, as universidades públicas na França oferecem taxas anuais baratas ao bolso do brasileiro. Muitas instituições de ensino ainda continuam oferecendo a mesma taxa dos locais aos estrangeiros.

Assim, se você possui esse sonho, saiba que as taxas anuais são de cerca de 170 euros – o que dá, aproximadamente, R$ 75 por mês. No país, as taxas de ensino são bem inferiores, mesmo a de nomes bastante renomados, o que é bem diferente de outros países da Europa.

Além do valor que falamos acima, o valor das universidades públicas na França seguem uma tabela. Então, a graduação é de 170 euros, enquanto para mestrado e doutorado, você pagará, anualmente, 243 e 380 euros, respectivamente.

Outra das vantagens é a facilidade de aprovação nos cursos, mesmo nas escolas mais concorridas. Não é necessário realizar provas de conhecimentos específicos, apenas testes de proficiência na língua. A aprovação é baseada na avaliação chamada de Dossiê de Candidatura, no qual o candidato descreve suas experiências profissionais, histórico escolar e apresenta uma carta de motivação.

No entanto, não ter o domínio da língua não é um impeditivo. Isso porque existem mais de 1.600 opções de cursos que são baseados 100% em inglês, descartando a obrigatoriedade de dominar o Franças para estudar em uma universidade pública do país.

Como se inscrever?
Os candidatos devem fazer suas inscrições em um sistema chamado Campus France, que é um site do governo francês. As inscrições para iniciar as aulas em setembro acontecem entre outubro e 31 de janeiro do ano anterior. Para a graduação, o prazo é até 15 de dezembro.

Por fim, além de todas as vantagens já citadas, estudar em uma universidade pública na França ainda permite o solicitante a requisição de cidadania francesa após dois anos de estudos. Outro benefício é a possibilidade de conciliar o estudo e trabalho, pois o visto de estudante francês permite ao aluno trabalhar.

Fonte: SCD

Redação Leouve

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

16 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

17 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

21 horas ago