Geral

Coroação do Rei Charles III: Convidados famosos, comidas e ritos especiais

Charles III e Camila Parker Bowles vão ser coroados rei e rainha neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. As celebrações vão ter duração de três dias e contarão com as presenças de líderes mundiais para a primeira coroação britânica em 70 anos. Ao todo, haverá cerca de 2.000 convidados — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é presença confirmada —, e a cerimônia tem previsão de duração de uma hora.

A Jovem Pan vai cobrir o avento ao vivo a partir das 5h de sábado. A cerimônia de coroação do monarca começa logo pela manhã, madrugada no Brasil.

Será um evento menos pomposo do que a celebração da mãe do novo rei, Elizabeth II, que durou três horas, com 8.000 participantes. Desde setembro de 2022, quando Elizabeth morreu, Charles III assumiu o papel de rei. Contudo, só agora, seis meses depois, ele será oficializado no cargo. O monarca de 70 anos optou por uma coroação menos grandiosa e mais moderna.

As demonstrações dessa decisão são: lista reduzida de convidados, chapéus no lugar de diademas, aristocratas sem toga, coroa reciclada, óleo de unção vegano, meninas entre os alunos bolsistas, carruagem mais confortável e menos militares na procissão. O evento contará com relíquias doadas pelo papa Francisco, entre elas uma cruz de prata cerimonial com fragmentos de madeira que, segundo o Vaticano, vieram da cruz usada para crucificar Jesus Cristo. Ela foi abençoada antes de ser enviada para Londres e liderar a procissão da coroação. “A cruz fala sobre nossa fé cristã, nosso patrimônio, nossos recursos e nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou o arcebispo do País de Gales, Andrew John.

Charles III costumava ser um dos menos apreciados membros da realeza britânica até subir ao trono. Embora sua popularidade tenha melhorado — ele é a quinta figura mais popular da família real —, agora enfrenta o desafio de conduzir uma difícil modernização da monarquia e consolidar sua imagem perante aos mais novos. Uma pesquisa realizada em meados de abril mostrou que dois terços dos britânicos não estão interessados no evento. Apesar da maioria ainda apoiar a monarquia, o apreço ao rei diminuiu entre os jovens. Cinquenta e oito por cento dos 4.592 britânicos entrevistados acreditam que um monarca é melhor do que um chefe de Estado eleito democraticamente.

Uma pesquisa encomendada pela BBC destaca diferenças significativas de opinião com base na idade: 78% das pessoas com mais de 65 anos são favoráveis à monarquia, mas o número cai para 32% na faixa de 18 a 24 anos.

*Com informações de Jovem Pan

Patricia Larentis

Recent Posts

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

33 minutos ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

18 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

19 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

20 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

20 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

20 horas ago