Geral

Congresso AEARV: Nenhum país se desenvolve sem infraestrutura

Ao abordar a carência de investimentos em infraestrutura no Brasil em sua participação no IV Congresso Estadual da AEARV, o engenheiro civil e professor da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Kochen quer mostrar como isso é problemático para a nação: “nenhum país se desenvolve sem infraestrutura adequada, e esta foi severamente negligenciada no Brasil nas últimas décadas”.

Para ele, esse é um dos principais desafios da categoria. A quase falência dos governos municipal, estadual e federal, que sempre foram o investidor predominante no setor, acabou por minguar os recursos aplicados em infraestrutura. Uma das saídas, aponta, é recorrer ao setor privado, através de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) para, além de criar empregos, trazer desenvolvimento para o país. “No início do século 20, quando a Light, empresa anglo-canadense, investiu e proveu sistemas de energia, transportes e saneamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades que na época enfrentavam carência exacerbada de infraestrutura, puderam se desenvolver rapidamente”, lembra Kochen.

O também diretor técnico da GeoCompany, empresa paulista especializada em obras subterrâneas, geotecnia e meio ambiente, atuou como professor visitante na Universidade de Toronto, no Canadá, no início dos anos 1990. No Exterior, ainda, trabalhou em grandiosas obras, como o metrô de Londres, o sistema de esgotamento sanitário de Abu Dhabi, uma das hidrelétricas do Rio Niágara e o Túnel do Canal da Mancha. Rememorando essa época, diz que a engenharia brasileira se equiparava à de países desenvolvidos há 25 anos, mas hoje vê questões jurídicas atrapalhando a criatividade dos brasileiros. “Hoje há uma ênfase excessiva em aspectos formais e jurídicos de qualquer empreendimento, e qualquer alteração de projeto é interpretada pelo Judiciário com uma porta aberta para ilícitos e corrupção. Espero que volte a valer o princípio da boa fé nos empreendimentos de engenharia para que os nossos engenheiros possam novamente exercer sua criatividade e competência, já demonstrada em empreendimentos como Itaipu e metrôs de RJ e SP”, comenta.

Para o doutor em Engenharia Civil, o trabalho de engenheiros e arquitetos são complementares e, por isso, devem estar conectados entre si. “E também com as demandas da sociedade, para suprir o Brasil de infraestruturas adequadas e funcionais, aumentando a eficiência de nossa economia como um todo”, opina Kochen que, mais recentemente, trabalhou na interligação das Bacias do Rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira, com 14 km de adutoras e 6 km de túneis, evitando o ressurgimento da crise hídrica no Estado de São Paulo.

O IV Congresso Estadual da AEARV tem patrocínio de Acquamondo, Artelana, Bento Gesso, Cammino, Casa de Pedra, Confea, Costaneira, DCA, Dparis Iluminação, Lapividros, Meber, Mutua, Pemax, Promob, Sole Aquecimento, Todeschini e UCS e conta com o apoio do CAU, do CREA-RS, do CONFEA e da ASCON. A relação dos palestrantes, a grade de programação e as inscrições podem ser acessadas no site www.aearv.com.br.

Serviço

O que: IV Congresso Estadual da AEARV – Conectando Pessoas

Quando: dias 8 e 9 de novembro

Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto), Bento Gonçalves

Inscrições: www.aearv.com.br

 

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

25 minutos ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

18 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

18 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

20 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

20 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

20 horas ago