Geral

Concerto da Primavera reúne mais de oito mil pessoas na UCS

Mais de oito mil pessoas acompanharam a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, na manhã deste domingo (21). O público acompanhou uma verdadeira jornada musical pelos clássicos dos Beatles, durante a 12ª Edição do Concerto da Primavera.

Às 10h30, horário de início da apresentação ao ar livre, o estacionamento do Cetel, no Campus-Sede, já estava lotado, e um colorido mar de pessoas de todas as tribos e idades, famílias inteiras, crianças – e até seus animais de estimação – não parava de chegar.
Ocupando as cadeiras em frente ao palco, e cobrindo também os gramados e os espaços ao redor, estavam todos preparados para cantar clássicos como Let It Be, Twist and Shout, Revolution, Yellow Submarine e Yesterday.

O espetáculo teve a regência do maestro Manfredo Schmiedt, com a participação do Coro da UCS e de ex-cantores do Coro, sob a regência de Anita Bergmann Campagnolo, e dos solistas Rafa Schüler, Beto Vianna e Fran Duarte. A homenagem à banda inglesa celebrou o cinquentenário do filme de animação musical Yellow Submarine e teve início com um tributo instrumental aos Beatles, que uniu trechos de vários sucessos dos músicos ingleses, intitulado Love Is All You Need. O maestro destacou a alegria de estar reunido a todo o público que marcou presença na 12º edição do Concerto da Primavera.

Com entrada franca, o Concerto da Primavera teve realização e apoio cultural da Universidade de Caxias do Sul e da Unimed Nordeste-RS, com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O empreendedor cultural foi o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura.

 

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, saudou a plateia, agradecendo aos parceiros e a todos que se dedicaram ao evento, à arte e à cultura. “Em nosso dia a dia, na UCS, nos dedicamos à ciência, lidamos com a tecnologia, com a inovação, mas também lidamos com a cultura, a arte, a dimensão estética e a dimensão ética da vida, extremamente importantes”. Citando o lema da Instituição, ‘In altum ducit’ – conduzir para o alto -, lembrou que arte e música conduzem para o alto, para outra dimensão da vida, conectando com a natureza e com o divino.

“Queremos promover sempre o humano, uma existência digna em todos os sentidos. Por isso realizamos, com todas as parcerias, esse concerto prol da vida, do humano, daquilo que eleva e engrandece a todos nós”. O vice-presidente da Unimed Nordeste-RS, Carlos Castellano Silveira, ressaltou a satisfação de fazer parte, pela quinta vez, do evento que já se tornou uma realização de Caxias do Sul, fato que ilustrou pelo número de pessoas já presentes e do público que não parava de se somar à plateia. “Espero que as pessoas se inspirem nesse evento de paz e alegria”, desejou.

 

Atrações

Entre as atrações também houve pintura facial para as crianças, água-quente para o chimarrão e erva-mate fornecida pela parceira Ilomate. A Unimed Nordeste-RS disponibilizou ao público protetor solar e lanches saudáveis. Ainda, quem não pôde comparecer teve a oportunidade de acompanhar o Concerto pela transmissão ao vivo, na página da Unimed Nordeste-RS no Facebook.

 

Programa em família

Felipe e Guilherme Benedetti, de 6 e 8 anos, estavam vestidos a rigor, com suas camisetas que homenageavam os Beatles, e acompanhavam a apresentação junto ao pai, o jornalista André Benedetti, que trabalhava no evento, e à mãe, Jovana Farina. “Sempre venho com a família e neste ano, além de curtir as músicas que apreciam, meus filhos vieram acompanhar um pouco do meu trabalho”, explicou André.

A camiseta de Gabriel Kramer, 16 anos, que assistia a apresentação com a mãe, Adriana, e o pai, Claudio, já denotava um fã dos Beatles. “A primeira música deles que curti foi Twist and Shout”, recordou. Claudio conta que o filho aprecia a banda desde criança, tem toda a coleção original da obra dos músicos ingleses, e que o gosto passou de filho para pai. “O espetáculo está maravilhoso, sempre marcamos presença no Concerto da Primavera, é um programa em família. Quando soubemos que o tema seria os Beatles, corri para avisar meu filho”, afirmou Claudio, que é egresso da UCS e mantém a relação com a Instituição em eventos como esse.

 

Repertório

Tributo instrumental: Love is All you need; Twist and Shout; We Can Work It Out; Can’t Buy Me Love; The Best of Beatles (Got To Get You Into My Life, When I’m Sixty-four, Michelle, Get Back); Eleanor Rigby; Come Together; Helter Skelter; Revolution; All You Need Is Love; Yesterday; Yellow Submarine; Help; Don’t Let Me Down; Let It Be; Hey Jude.

 

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

11 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

16 horas ago