Geral

Como proteger dados corporativos durante o home office?

Em meio a pandemia de coronavírus pelo mundo, diversas empresas têm permitido ou determinado que os colaboradores trabalhem sob regime de home office para conter a disseminação do vírus. A modalidade já era prevista na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), nos artigos 75-A a 75-E, da Lei n.º 13.467/17, e também foi contemplada na MP n.º 927/20 publicada no domingo (22).

A Fecomercio lembra que trabalhar fora do ambiente corporativo requer cuidados com a proteção de dados, ressalta também que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em agosto e as empresas que descumprirem a legislação ficam sujeitas a multas.

É evidente que o ambiente de acesso virtual da casa do colaborador é mais vulnerável que o corporativo, que dispõe de sistemas mais adequados e específicos para a proteção dos dados. “O roubo de dados pode gerar danos irreparáveis para as empresas, considerando o sigilo e a confidencialidade de determinadas informações que são trafegadas pela internet e usadas de forma indevida por um terceiro, podendo comprometer, inclusive, a existência do negócio”, alerta Kelly Carvalho, assessora econômica da Fecomercio.

Medidas simples e eficientes
Por isso, é preciso rever o sistema de segurança do acesso remoto empresarial. Em alguns casos, será necessário investimento, mas algumas medidas simples já podem auxiliar nesse primeiro momento como: alterar periodicamente usuário e senha; cuidado com mensagens desconhecidas, não clicar em links contidos nesse tipo de mensagem; manter atualizado o sistema operacional e o antivírus; deixar ativo o bloqueio de tela para mais de um minuto sem uso; não utilizar sistema de wi-fi público/desconhecido; também deve-se alterar a senha do wi-fi de casa com frequência; evitar ao máximo compartilhar informações confidenciais da empresa por e-mail ou mensagens; armazenamento de informações em nuvem ainda é considerado seguro; no caso de os funcionários estarem com equipamento da empresa, recomenda-se instalação de localizador geográfico; atualizar o sistema para solicitar autenticação de dois fatores e usar a criptografia de informações.

Além disso, com o boom dos stories nas redes sociais, é necessário orientar o funcionário a não compartilhar a tela do notebook com projetos em andamento, pois hackers podem se passar por eventuais “amigos” para captar informações restritas e sigilosas.

A Fecomercio sugere, ainda que a empresa estabeleça políticas e procedimentos de trabalho remoto claras e que abranjam o uso de todos os dispositivos, fornecendo aos seus colaboradores ferramentas que sejam eficazes e fáceis de se proteger. É importante, também, engajar a equipe sobre a importância do tema, mudando a cultura da empresa, com pequenos ajustes em programas de segurança de dados que não implicam em um volume considerável de investimento. “O custo da não implementação de medidas eficazes, seguras e de fácil entendimento para todos pode ser maior do que a sua implementação”, recomenda Kelly.

A Instituição recomenda também que os gestores estejam preparados para os alinhamentos de trabalho a distância, com foco no resultado, para isso pode-se combinar entregas periódicas sem se ater ao processo que cada indivíduo precisa para finalizar a tarefa.

Fonte: Assessoria de imprensa Fecomercio / Foto: Reprodução internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

15 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

15 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

17 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

18 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

18 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

18 horas ago