Geral

Como abrir garrafa de champanhe? Veja recomendações para evitar acidentes

Com a pressão três vezes maior do que um pneu de carro, as rolhas de garrafas de espumante ou de vinho podem disparar a 80 km/h e atingir o olho de alguém mais rápido do que um piscar de olhos — demorando apenas 0,05 segundos desde a abertura até o rosto da vítima, o que pode causar sérios problemas oculares, incluindo a cegueira.

Os médicos sugerem que as garrafas devem vir com tampas de rosca para evitar o risco de lesões oculares e que os rótulos da bebida venham sinalizados com advertências de precaução. Outra recomendação médica é que as bebidas sejam abertas apontando para um ângulo de 45° na direção oposta que as pessoas estão.

Especialistas do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Cambridge dizem que o alerta pode parecer excessivamente cauteloso, mas as lesões oculares causadas pela cortiça são uma ameaça substancial à saúde ocular. Mais de um quarto das pessoas que sofrem de problemas como descolamento de retina e deslocamento do cristalino ficam legalmente cegos.

Um estudo publicado em 2005 descobriu que as rolhas de garrafas de champanhe foram responsáveis por 20% das lesões oculares relacionadas com tampas de garrafas nos EUA e 71% na Hungria.

Embora a visão de muitas pessoas tenha melhorado, o estudo concluiu que, em 26% dos casos relacionados com bebidas pressurizadas, as pessoas permaneceram legalmente cegas.

Eles também destacam uma revisão de 2009 de 34 casos de lesões oculares causadas por rolhas e tampas de garrafas de vinho espumante na Itália.

Isso encontrou lesões incluindo sangramento, luxação do cristalino e formação traumática de catarata. As complicações incluíram problemas de movimento da pupila, separação da íris, degeneração macular – uma condição degenerativa que afeta a retina e glaucoma.

O astro do reality Love Island, Theo Campbell, perdeu a visão do olho direito depois que uma rolha de garrafa se chocou contra seu rosto durante suas férias em Ibiza, em 2019. Campbell ainda foi submetido a duas cirurgias.

Outro caso foi do ciclista Biniam Girmay que abriu uma garrafa de prosecco no pódio dos vencedores para comemorar sua vitória no Giro d’Italia no ano passado e a tampa atingiu seu olho, obrigando-o a desistir da fase seguinte da competição.

Segundo os especialistas, algumas dicas para evitar lesões durante os brindes, seguindo orientação da Academia Americana de Oftalmologia, inclui resfriar a garrafa antes de abri-la para reduzir a pressão e a velocidade da rolha e neutralizar a força de movimento ascendente da rolha pressionando-a para baixo.

Fonte: O Globo.

Redação Leouve

Recent Posts

Viva com Saúde – 03/05/2025 – Febre reumática

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre febre reumática. A febre reumática é…

27 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 03 de maio

Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de ImprensaO santo do dia é São Filipi.…

1 hora ago

Concurso da Rainha da Festa da Uva 2026 de Caxias do Sul tem 12 candidatas

Caxias do Sul já conhece as doze jovens que concorrerão ao título de Rainha e…

20 horas ago

Museu do Imigrante de Bento Gonçalves lança jogo didático ‘Sabe o Que o Objeto Disse?’

Cada peça e objeto do Museu do Imigrante de Bento Gonçalves tem uma história para…

20 horas ago

Prova internacional de ciclismo chega a sua 3ª edição em Bento Gonçalves

Neste domingo, dia 04 de maio, a cidade de Bento Gonçalves sediará a 3ª edição…

20 horas ago

Viva com Saúde – 02/05/2025 – Doenças Cardiovasculares

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o aumento na incidência das doenças…

1 dia ago