Foto: Claudio Velho/Acervo UCS
Os 58 anos de história da Universidade de Caxias do Sul se misturam com a existência da Biblioteca Central (BICE), no Campus-Sede da Instituição. O espaço, que congrega conhecimento e é fundamental para o desenvolvimento da produção acadêmica, completa 55 anos neste domingo, 4 de maio.
A coordenadora da BICE, Michele Marques Baptista, ressalta que a Biblioteca vai muito além de uma área para repositório de livros e documentos. “Ela se consolida como um espaço cultural e acadêmico dinâmico, onde alunos e professores circulam diariamente, tornando-a um ponto de encontro vital para o desenvolvimento intelectual e a troca de saberes. O ambiente acolhedor e a diversidade de recursos disponíveis favorecem a pesquisa colaborativa e fomentam o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento”.
O acervo inicial da BICE reunia cerca de 23,5 mil obras, oriundas, no começo dos anos 1970, das bibliotecas do Instituto de Belas Artes, Departamento de Ciências Jurídicas, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Enfermagem e Departamento de Economia.
O primeiro espaço ocupado era conhecido como “Campus 2”, onde está localizado hoje o bloco A. Inicialmente, os alunos eram autorizados a fazer consultas somente dentro da biblioteca. A partir de 1978 ocorrem duas mudanças significativas: a estrutura é transferida para o térreo do bloco F e a retirada de livros passa a ser permitida, democratizando ainda mais o acesso aos conteúdos ofertados.
Em 1985 a BICE é transferida para o prédio atual. Inicialmente, o local contava com uma área de 2.507 m². O constante incremento do acervo, porém, levou ao aprimoramento do ambiente físico, que atualmente é de 4.532 m², para um acervo de mais de 570 mil exemplares. Outro marco importante ocorre em 1993, quando é criado o Sistema de Bibliotecas da UCS (SiBUCS). A iniciativa resulta na implementação de bibliotecas setoriais em diferentes locais da Universidade. Logo, o acesso aos materiais é facilitado. Aqui você conhece um pouco mais da história da BICE.
Melhorias permanentes
Para que siga evoluindo e acompanhando as demandas de um ensino qualificado, a Biblioteca Central da UCS desenvolve melhorias constantes. O acervo de e-books e de periódicos eletrônicos será aprimorado. O acervo físico passa por reavaliação rotineira, com o objetivo de identificar quais títulos precisam de atualização e conservação, garantindo a preservação da história e de materiais relevantes.
Será intensificada a realização de palestras, debates e exposições para promover a integração com a comunidade acadêmica e o público externo.
Foi na pequena Monte Belo do Sul que o norte-americano Michael Scott Carter decidiu iniciar…
Exposição itinerante "Era uma vez..." presta homenagem emocionante, eternizando a contribuição do artista à cultura…
Evento reuniu comunidade cultural, apresentou balanço das ações e aprovou novas proposições para o futuro…
Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, começa a entrar no clima para o 33º FestiQueijo, o…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as características que diferem a atividade…
Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…