Categories: Geral

Aulas do Projeto Cucagna Scola de Talian iniciam nas modalidades on-line e presencial

As atividades para os alunos matriculados no curso de Língua Talian do projeto Cucagna Scola de Talian, Fase III, iniciam no dia 12 de março. As aulas são gratuitas e irão ocorrer quinzenalmente, até o mês de novembro, nas modalidades on-line e presencial.

Neste primeiro semestre de 2025, estão matriculados 506 alunos. As turmas de Talian Básico e Talian Intermediário terão aulas nas quartas-feiras à noite. As aulas de Talian Avançado e os encontros para atendimento aos alunos irão ocorrer nas sextas-feiras à noite.

O curso de extensão universitária é ministrado desde 2021. É uma iniciativa em parceria entre a UNICENTRO-PR e a ASSODITA e a cada ano amplia o número de interessados em aprender o idioma. Em 2025, por exemplo, as 100 vagas para o Talian Básico, na modalidade on-line, foram preenchidas já no segundo dia de inscrição. Muitos alunos em lista de espera foram integrados aos núcleos dos municípios com aulas presenciais. “O curso atrai alunos de diferentes idades e comunidades, abrangendo estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo, evidenciando a importância de preservar essa língua de imigração”, destaca a professora Loremi Loregian-Penkal, coordenadora do curso.

Aulas on-line e presencial

As aulas são ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para os matriculados no formato on-line. O projeto Cucagna Scola de Talian também mantém 14 núcleos com aulas presenciais, que estão cadastrados em municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesses núcleos, ocorre a retransmissão dos conteúdos ministrados na UNICENTRO. Em cada município há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de praticar a Língua Talian.

Atividades para estudantes e comunidade

Em 2025, o projeto Cucagna Scola de Talian inclui em sua programação ações que fazem parte do seu projeto pedagógico. Uma delas será a III Olimpìada del Talian (III Olimpíada do Talian), que vai ocorrer no município de Serafina Corrêa. Essa atividade reúne professores, estudantes e monitores do curso de Língua Talian, além de integrantes da comunidade, interessados no idioma e na Cultura Taliana.

O projeto Cucagna Scola de Talian – Fase III  é uma iniciativa em parceria entre a UNICENTRO-PR e a ASSODITA. Busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN, em 2014.

Os núcleos presenciais do projeto estão cadastrados nos seguintes municípios: Antônio Prado, Barão, Casca, Caxias do Sul, Dois Lajeados, Guaporé, Montauri, Pinto Bandeira, Sananduva, Santo Antônio do Palma, Serafina Corrêa e Vista Alegre do Prata, todos no Rio Grande do Sul;  Chopinzinho, no Paraná; e Nova Erechim, em Santa Catarina.

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

9 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

11 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

11 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

11 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago