Geral

24ª Surdolimpíadas de Verão em Caxias do Sul

A 24ª Surdolimpíadas de Verão, organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), que acontecerá entre os dias 01 e 15 de maio de 2022, é a primeira edição realizada em um país da América Latina. Os jogos internacionais terão a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas e equipes, para disputas em 21 modalidades esportivas.

A Surdolimpíadas 2021 está sendo localmente administrada pelos esforços do Comitê Plural, um sub-comitê afiliado diretamente ao ICSD responsável pela organização e projeto do evento, presidido por Emir José Alves da Silva e Evaldo Antônio Kuiava, reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Os jogos ocorrerão na sede prioritária em Caxias do Sul, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul, e nas cidades vizinhas de Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis.

Conversamos com a secretária-executiva da Surdolimpíadas Jussania Dinani, que contou mais sobre os preparativos para o evento, como também os cuidados com relação a pandemia para receber os atletas.

“Estamos trabalhando em cenários diferentes, com público e sem público para assistir os jogos, tudo dependerá de como estará a pandemia até maio de 2022. Nós acreditamos que até lá a vacinação no Brasil e demais países estará bem avançada, mas com certeza, com todos os cuidados e protocolos estabelecidos pela ANVISA, Ministério da Saúde e demais órgãos internacionais envolvidos.”

Ela comentou que há um ano foi criado o Comitê Plural, o qual está sediado dentro da Universidade de Caxias do Sul que é o responsável pela organização, desenvolvimento do projeto de realização e todos os conteúdos relacionados a Surdolimpíadas. Dentre as responsabilidades do comitê estão: organizar no período anterior, durante e após o evento; preparar os projetos de captação de recursos através de leis de incentivo federal, estadual e municipal, além de buscar patrocinadores de forma direta; promover oficinas de Língua Brasileira de Sinais e de Sinais Internacionais, a fim de capacitar os voluntários.

Para a Serra Gaúcha é uma grande honra receber um evento desse porte. Mesmo no cenário atual a perspectiva é boa para o ano da Surdolimpíada.

“Todas as pessoas e entidades que fazem parte do Comitê Plural, as pessoas que estão à frente das Prefeituras e Câmaras de Vereadores das cidades envolvidas, a Hotelaria, os técnicos e os responsáveis dos locais das competições, todos estão muito empolgados com a realização deste grandioso evento na nossa Região, pois será um marco para a nossa história.”

A primeira edição ocorreu em 1924 na cidade de Paris, na França, com o nome de Jogos Olímpicos Silenciosos. Esse foi o primeiro evento multidesportivo para portadores de necessidades especiais, já que os Jogos Paralímpicos viriam a ser realizadas após a Segunda Guerra Mundial.

Segundo Jussania, caso a pandemia já esteja controlada e a maioria das pessoas vacinadas, no Brasil e mundo, o evento será aberto ao público em geral e não será cobrado ingresso, somente a arrecadação de 1kg de alimento não perecível, para depois podermos direcionar às Instituições beneficentes da região.

Demais informações você pode encontrar no site oficial https://www.surdolimpiadas2021.com.br/site/24th-summer-deaflympics/pt/

Redação Leouve

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

19 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

21 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

21 horas ago