Geral

1º Hackathon Internacional da Happy Code Caxias do Sul recebe inscrições até o dia 6 de junho

A Happy Code, unidade Caxias do Sul, maior rede de escolas de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes do Brasil, Espanha e Portugal e a terceira maior do mundo, segue recebendo inscrições, até 6 de junho, para o 1º Hackathon Internacional, evento online gratuito para participação do público infanto-juvenil, numa grande ação de fomento à educação financeira.

Conforme a gestora da Happy Code Caxias do Sul, Tainey Schmitt, também linha de frente da UniCesumar local, a atividade ocorre em todas as unidades da rede no Brasil e exterior, seguindo cronograma de etapas local, regional, nacional e internacional. “O momento agora é focar nas inscrições para não perder o prazo. Qualquer pessoa entre sete e 14 anos de idade pode se inscrever e concorrer aos prêmios distribuídos em mais de R$ 80 mil reais, entre bolsas de estudos e equipamentos tecnológicos”, lembra ela, ressaltando que não é preciso ser aluno da Happy Code para participar.

Uma realização da Happy Code, referência global no ensino de Programação, Maker e Robótica, a iniciativa é coproduzida pela Logitech e conta com patrocínio da Alto Giro, Radix e da Unicesumar. A competição desenvolve-se até o dia 20 de julho de 2021.

Sobre 1º Hackathon Internacional
Neste 1º Hackathon Internacional, assim como em uma maratona de programação, as crianças se reúnem para criar uma solução para o problema proposto. O processo consiste na ideação, criação de um protótipo da solução e apresentação do projeto.

No formato de evento online com etapas locais, regionais, nacionais e a final internacional, o evento será divido em duas categorias, Kids, de sete a dez anos, e Teens, de 11 a 14 anos. Com projeção de mais de três mil participantes e mais de 1000 projetos, o maior Hackaton infanto-juvenil do mundo oferecerá 50 prêmios em quatro seletivas.

As etapas de criação do projeto envolvem a descoberta, momento em que os participantes estudam sobre o tema proposto, a ideação de prototipagem, momento da concepção e criação do projeto, e o pitch, ou apresentação de no máximo dois minutos da solução para o problema proposto, que tem a finalidade de criar interesse pela solução.

Histórico
Oriundo do universo Hacker, o termo Hackathon é a união das palavras Hacker + Maratona, e refere-se à reunião de hackers por horas, dias ou até semanas, para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo novos conceitos de hardware.

O Hackathon da Happy Code é a maior competição de empreendedorismo digital infanto-juvenil do mundo. Durante a maratona, as crianças e adolescentes são estimulados a pensar em soluções criativas sobre o tema proposto. Eles contam com o apoio de instrutores que ajudam a organizar as ideias do grupo, depois apresentam os projetos para uma banca julgadora.

Na 1ª edição, em setembro de 2018, o tema foi “Saúde Bucal” e contou com a participação de mais de 700 jovens.

Já na 2ª edição, em junho de 2019, o tema foi “Segurança Digital”. A maratona contou com a participação de mais de 1.000 crianças e adolescentes.

A 3ª edição, que aconteceu entre os dias 4 e 10 de novembro de 2019 e cujo tema foi “Games na Educação”, contou com a participação de mais de 2.300 mil crianças e adolescentes – um recorde de participantes.

A 4ª edição aconteceu em 2020 e foi o primeiro Hackathon on-line da Happy Code. Com o tema COVID-19, esta edição teve mais de 1.600 crianças inscritas.

Para fazer a inscrição ou obter mais informações sobre o 1º Hackathon Internacional da Happy Code, acesse https://cursos.happycodeschool.com/hackathon-2021

Informações:
Happy Code Caxias do Sul
Rua OS Dezoito do Forte, 2494, São Pelegrino – Caxias do Sul (junto à UniCesumar)
(54) 9 9125-7280 | caxiasdosul@happycodeschool.com

Fonte: Lato Sensu Assessoria de Comunicação / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

11 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

12 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

13 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

13 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

14 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

17 horas ago