Geral

141ª Festa de Santo Antônio deve reunir até 20 mil pessoas

A celebração religiosa mais tradicional de Bento Gonçalves se aproxima de sua 141ª edição: a Festa de Santo Antônio, padroeiro do município, ocorrerá no Santuário de Santo Antônio em 13 de junho, dia votivo e feriado municipal na Capital do Vinho. Neste ano, a programação é norteada pelo lema “Mostra-me Senhor, teus caminhos” (Sl 25,4), em um apelo retirado dos Salmos que tenta traduzir um pedido em redimensionar os sentidos da vida – em uma época de tantos dilemas, dúvidas e até faltas de significados para a existência de todos, é na fé que é possível conhecer mais de si mesmo e encontrar motivação para driblar os problemas e desafios cotidianos.

Ainda que o ápice da celebração ocorra em 13 de junho, as comunidades de Bento Gonçalves estão engajadas na comemoração há mais tempo, já que o padroeiro faz visitas nas comunidades ligadas à paróquia semanalmente. Desde a sexta-feira (31), missas diárias marcam o período da Trezena de Santo Antônio, que são 13 dias de missas dedicadas ao padroeiro. Essas celebrações ocorrem às 18h no Santuário.

No dia votivo, 13 de junho, a previsão é reunir um público de até 20 mil pessoas para a programação que inicia às 6h com a tradicional Alvorada Festiva. As missas também ocorrem em ritmo intenso, celebradas às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h. A missa das 15h é a que concentra maior público, já que é celebrada de forma campal e seguida de procissão de Santo Antônio pelas ruas centrais. A Missa de Ação de Graças, que ocorre às 18h, é também o momento que os casais festeiros da próxima festa são apresentados.

Neste ano, os casais escolhidos para conduzir a programação são Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antonio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto. Os Festeiros Jovens são Ana Paula Nascimento da Silva; Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Fernando Giordani Rossatto e Leandro Moro e Carla Zortéa.

Um dos pontos altos e mais tradicionais desse dia festivo é o almoço que integra a comunidade no Salão Paroquial. Mais de 500 pessoas são esperadas para esse momento. O almoço será servido a partir das 12h, com cardápio que inclui sopa de capeletti, lesso, piem, churrasco, galeto, saladas, maionese, pão colonial e sobremesa. Vinho, refrigerante e água acompanham a refeição. Os ingressos individuais custam R$ 50,00 e podem ser adquiridos na secretaria do Santuário Santo Antônio, no centro da cidade, ou com os festeiros. A venda dos convites só ocorrerá de modo antecipado, sem comercialização no dia da festa.

Durante o dia festivo, freis estarão fazendo a bênção individual da saúde e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.

Lema da festa reflete dúvidas sobre motivação da vida
O Lema ‘mostra-me Senhor teus caminhos’ é inspirado no Salmo 25,4, que sugere ao peregrino de Santo Antônio encontrar, diante de tantas encruzilhadas, o caminho da fé. Este caminho tem suas raízes desde os nossos primeiros pais na fé: Abraão, Isaac, Jacó. Passando pelos profetas que anunciaram a vinda do Messias até a chegada do Senhor Jesus. A partir do Cristo e a Vinda do Espírito Santo a Igreja continua anunciando o Advento do Reino de Deus. Por isso, Jesus é o Caminho, Verdade e a Vida que dá sentido às nossas vidas.

“Esta busca do que nos transcende, na era do vazio, na superficialidade, é respondida por Jesus e, de certa forma, por Santo Antônio: eles vêm nos mostrar este resgate na nossa história de fé. Ao olhar para trás, lembrar a trajetória da nossa fé e nos projetando para frente com o amparo dela”, reflete o Pároco do Santuário, Padre Ricardo Fontana. Ele ainda indica que um dos públicos que mais necessita destas respostas são os jovens, já que a fé é responsável por ajudar no discernimento de suas buscas e o uso de dispositivos como internet, celular e outras ferramentas acaba dificultando momentos mais íntimos. “O que mais nos preocupa é que as pessoas estão perdendo o sentido da vida e entram em um vazio existencial muito grande. Então, o lema reflete a necessidade de ajudar no discernimento das buscas, principalmente dos jovens, quando se perguntam: qual é esse caminho da felicidade?”, questiona o Pároco.

É justamente no ato de refletir, rezar e se encontrar na fé que pode residir parte das respostas para os caminhos da felicidade e da satisfação em viver. Em momentos que o mundo digital nos afasta da reflexão e cria um vazio existencial grande, festas religiosas como a de Santo Antônio têm uma capacidade positiva de lembrar que o descartável, o individual e o instantâneo não são, nem de longe, respostas para a felicidade. Festas que celebram a tradição de fé, nos remetem ao refletir, reforçam os comportamentos de fé, que impactam diretamente na construção de personalidades mais fortes e com manifestações positivas.

“Esse é o momento da festa do padroeiro de Bento Gonçalves. Indicamos que as pessoas façam o feriado no dia, e que consigam cumprir com sua manifestação de fé. Trabalhamos diariamente, muitas vezes estudamos à noite e mal sobra tempo para as tarefas. Com esse ritmo que temos hoje, é importante parar um dia específico para celebrar nossas raízes e a espiritualidade que nos unifica e não nos fragmenta”, avalia Padre Ricardo. Ele ainda lembra que a fragmentação é um dos grandes problemas que acomete a sociedade atualmente, que não une forças e acaba não tendo tempo para abastecer as três dimensões de cada indivíduo: as áreas físicas, emocional e espiritual.

Serviço
O que: 141ª Festa de Santo Antônio
Quando: 13 de junho, quinta-feira
Programação:
06h: Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades
07h: Missa no Santuário (Pe. Gilnei Antônio Fronza)
08h30min: Missa no Santuário (Pe. Izidoro Bigolin)
10h: Missa no Santuário (Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Monte Negro)
12h: Almoço Festivo no Salão Paroquial
15h: Missa Solene Campal, seguida de Procissão com Santo Antônio, pelas ruas centrais (Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin)
18h: Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2020 no Santuário (Pe. Ricardo Fontana)

Sobre o trânsito: No dia 13 de junho ocorrerá a interrupção total da Rua Marechal Deodoro a partir das 14h, desde a Rua Júlio de Castilhos, para a missa campal. Às 16h inicia a Procissão, passando pelas ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Rua Marechal Deodoro até o Santuário Santo Antônio, trajeto que exigirá atenção especial dos motoristas.
Informações: 3452.1634

Fonte: Exata Com / Fotos:: Gabriel Comerlato Fotografia

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

16 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

21 horas ago