Cultura

Site oferece oficinas acessíveis sobre História da Arte Moderna

Em sintonia com o Dia Nacional da Acessibilidade, será lançado nesta quinta-feira, dia 05 de dezembro, um site que oferece Oficinas Acessíveis sobre a História da Arte Moderna. A iniciativa da Varsóvia Educação e Cultura e do Festival Especial faz parte do projeto “Oficinas Acessíveis de História da Arte Mundial”, contemplando dez oficinas digitais gratuitas de formação artística sobre Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Arte Abstrata e Arte Pop.

Os conteúdos são disponibilizados de forma on-line com textos, imagens, áudios e vídeos sobre esses períodos da produção artística mundial. Dirigidas a estudantes do Ensino Médio, as oficinas também se destacam por conter dispositivos de acessibilidade para o público de pessoas com deficiência, tais como Libras, legendagem e áudio em Português. A apresentação é de Helenne Sanderson, que é surda e tem graduação em Letras Libras pela UFSM.

A proposta do projeto visa contribuir para a garantia do direito de pessoas com deficiência terem uma formação cultural e artística em base de igualdade com as demais pessoas através da promoção da Acessibilidade Cultural. O projeto já teve oficinas de História da Arte no Brasil e de História da Arte na Antiguidade.

Ao levar conteúdos de forma assertiva e inclusiva, as oficinas fazem parte de uma ação que também busca incentivar projetos culturais onde o público alvo é a comunidade de pessoas com deficiência de forma a contribuir para um novo olhar sobre a acessibilidade cultural através da apropriação de arte e do reconhecimento dessa comunidade como participante da vida cultural da cidade.

Assim, há uma aposta e um fortalecimento do processo criativo e a percepção artística desses grupos, geralmente excluídos, atendendo a uma demanda urgente de inclusão cultural, de forma a dar protagonismo a pessoas com deficiência, aproximando o universo da arte com a comunidade de pessoas com deficiência e a comunidade em geral. Afirma-se, ainda, o aprimoramento e o aperfeiçoamento do desenvolvimento estético e intelectual dos usurários com deficiência.

O projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul com Apoio Cultural da Fundação Marcopolo, do Instituto Elisabetha Randon e da Racon Consórcios.

Site:  https://sites.google.com/view/historiadaartemoderna

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago