Cultura

Projeto resgata artesanato em risco de extinção

O Projeto Janelas foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna com o objetivo de promover a reflexão sobre Folclore, Arte e Artesanato, considerando as diferentes influências migratórias na cidade de cidade de Caxias do Sul.

O Janelas nasce com o objetivo de resgatar as técnicas do artesanato de raiz, oportunizando o aprendizado, entendimento e sua aplicação. Serão ministrados cursos de treze modalidades artesanais diferenciadas, em cinco encontros cada um com três horas. O projeto inclui ainda palestra de Motivação e oficinas sobre Identidade Cultural, Precificação, Economia Solidária e Programa do Artesanato Brasileiro, com três horas de duração cada.

No encerramento do projeto, será realizada solenidade de certificação e exposição das peças produzidas. Os cursos são franqueados aos participantes, sem despesas de qualquer ordem, incluindo os materiais e ferramentas a serem utilizadas durante os cursos.

O projeto Janelas acontece através de financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

As oficinas do Janelas incluem técnicas tradicionais que fizeram parte da imigração e hoje estão sendo esquecidas, pouco praticadas e/ou em risco de extinção pela falta de sua transmissão, tais como Hardanger e Bainhas Abertas, Frivolitê, Inhandoti, Tricô circular, Grampada, Vagonite, Tear Quadrangular de Prego, Macramé e Ponto Cruz. Os cursos incluem também o ensino de técnicas mais conhecidas como Batik, Tingimento Natural ( duas oficinas) e criação de acessórios com resíduos têxteis.

O projeto iniciou em junho e segue até novembro. A maioria das vagas já foram preenchidas. Estão em andamento nas comunidades as oficinas de: Tingimento Natural – Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio Bairro Reolon e Tricô Circular: Comunidade Santa Cruz/Bairro Morada Feliz. Em julho iniciam as oficinas de Nhandoti – Clube Avenida; Bordado em Ponto Cruz – Comunidade Santa Cruz Bairro Morada Feliz; Batik – Bairro Mariani e Frivoleté – Clube Avenida. Em agosto: Hardanger e Bainhas Abertas – Paróquia Santíssima Trindade- Cidade Nova e Grampada – Clube Avenida. Em setembro: Tingimento Natural – Comunidade do Mariani.

No Banco do Vestuário, ainda é possível se inscrever para os cursos de Macramé (em julho); Vagonite (em agosto), Tear de pregos (em setembro) e Acessórios com Resíduos Têxteis (em outubro).

As oficinas serão ministradas por seis artesãs vacinadas já com a segunda dose e seguirão rigorosos protocolos sanitários, com máscara, álcool em gel, distanciamento e número de alunas proporcional ao tamanho das salas.

Com a conclusão do preenchimento das 140 vagas disponíveis, serão abertas inscrições em fila de espera para possíveis edições futuras.

PROJETO JANELAS
O Projeto Janelas foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna que aplica princípios de qualidade sustentável do artesanato e o respeito ao meio ambiente. O grupo se empenha no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através de técnicas artesanais de diferentes etnias. Os cursos são profissionalizantes e habilitam os participantes a bons retornos econômicos, além da saúde social, da integração e da perspectiva de criar novos produtos e expandir relações.

A iniciativa é um desdobramento do projetos “Finestra” e “Finestra II”, projetos sociais realizados em 2016 e 2019 para ensinar técnicas artesanais do folclore de várias etnias, com destaque para a imigração italiana na região.

O Janelas, em 2021, tem como proponente Susete Roveda, descendente de uma família de professores, cuja bisavó foi a primeira professora concursada de Caxias do Sul. Ela mesma é professora de arte aposentada e filha de Nair Roveda – 83 anos – uma das mais antiga artesãs de Caxias ainda em atividade. Susete integra o grupo de ministrantes das oficinas, ao lado de Sandra Teixeira, Genessy Bertolini, Irma Trevisol, Alda Lorenz e Derli Kilpp, todas professoras de artesanato e também profissionais aposentadas.

SERVIÇO:
Oficinas de técnicas de artesanato de raiz
Data: Junho a novembro 2021
Inscrições: Banco do Vestuário (54) 3901.1457

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

11 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

16 horas ago