Cultura

Projeto ‘Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian’ será apresentado em Caxias do Sul

Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, o projeto “Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”, contemplado no Edital SEDAC PNAB RS – 31/2024 – Memória e Patrimônio, será apresentado para a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – AMESNE, durante a reunião que será realizada na Festa das Colheitas, às 14h, no Centro de Eventos da Festa da Uva – Restaurante do Mezanino.

A reunião deverá contar com a presença dos 37 prefeitos dos municípios membros da entidade e será a oportunidade dos líderes do projeto, da Universidade de Caxias do Sul – UCS e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan de apresentarem o projeto de salvaguarda do Talian. Além disso, será feita a convocação aos gestores municipais para participar e motivar a população nas ações previstas. Dentre elas, os encontros a distância via UCS, iniciados em 2024, e que continuarão em 2025, com o título de Talian in Fameia (Talian na Família). Os prefeitos vão receber em primeira mão uma Cartilha que conta a breve história do Talian, língua cooficial em 30 municípios do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina, estudos e fatos marcantes da imigração italiana e detalhes do projeto.

Estão previstas no projeto as etapas de formação de Grupos de Trabalho para discussão dos planos locais de salvaguarda do Talian; Assembleias Regionais nos campi da UCS de Nova Prata, Guaporé e Bento Gonçalves, a fim de apresentar os planos de salvaguarda elaborados pelos Grupos de Trabalho, organização da pauta de necessidades e encaminhamento legais cabíveis; e o Calendário de Ações.

O projeto “Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian” será conduzido e executado pela ACADI – Associação Cultural Anima D’Itália  – Grupo Folclórico Girotondo em parceria com a Associação Cultural Miseri Coloni, com apoio técnico da UCS – Universidade de Caxias do Sul, da AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da FIBRA – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul.

Patricia Larentis

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

18 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

18 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

20 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

21 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

21 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

21 horas ago