Imagem: equipe do Gesta Cultura e Crescimento/Foto Marcelo Dargelio
O Projeto Gesta – Cultura em Crescimento anunciou os selecionados para uma série de atividades que pretende fortalecer e dinamizar a cena cultural da Zona Norte de Bento Gonçalves.
Na ocasião, com a presença da equipe que concebeu o projeto, foram anunciados os nomes de Bernardo Silva Duarte, Valquiria Ourique Freiberger, Guilherme Krema, Luan Lucas de Barba, Rafael Fronza Pires, Emanuele Ferreira Coelho, Angel Gabriel Lucena Gonzales, Jean Paulo Deitos, Yuri Borile dos Santos, Juliano Beppler Pavin, Javier Mendez, Marcelo Dargelio, Juliane Maria Bassani Dias, Jhully Ketlin Rodrigues, Tchaylen De Souza, Monica Blume, Marcia Carraro, Ernani Cousandier, Sabrina Sberse, Orides Rodrigues, Dimitria Pereira Flores de Mello, Thais Alessi e Lucineia Ruggerio que foram selecionados para participar de uma série de oficinas formativas concebidas pelo projeto.
Num primeiro momento, os produtores culturais deverão participar de oficinas de produção cultural e, depois os selecionados farão um mapeamento sobre os trabalhadores culturais da Zona Norte seguindo com atividades sobre empreendedorismo cultural, tendo como meta a produção de um evento resultante destas ações articuladas. A residência artística de 40h para produtores culturais será realizada durante cinco meses e é composta de oficinas e atividades focadas em distintos aspec tos da produção cultural, em seus variados segmentos. Os selecionados que cumprirem frequência mínima de 80% do curso receberão certificado e uma bolsa residência no valor de R$1.000,00 (um mil reais).
Além dessas atividades formativas, o projeto realizará um Mapeamento Cultural da região para contribuir com o fortalecimento da cena cultural do município. Os dados ficarão à disposição da comunidade e do poder público como mais um recurso de fortalecimento e entendimento dos diferentes agentes em atividade nesta região do município, favorecendo ainda ao fortalecimento da rede de relações dos diferentes articuladores da economia criativa e possíveis implementações de políticas públicas.
A partir do mapeamento, serão selecionados 20 fazedores de cultura, que participarão de um segundo bloco de oficinas, com foco no empreendedorismo cultural. Será produzido ainda, um artigo científico sobre o Mapeamento Cultural, compartilhando as informações aos interessados e à Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
A equipe do Gesta – Cultura e Crescimento une a pesquisadora e doutora em História Cristine Tedesco; a atriz e pesquisadora Nina Picoli; a técnica em biblioteconomia Elisa Lentes; a especialista em marketing estratégico e formada em biblioteconomia Eunice Pigozzo; o b-boy e produtor cultural Pedro Festa; e o publicitário, produtor cultural, poeta e cineasta Rogério Rodrigues.
O projeto é desenvolvido com recursos do EditalFac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…
A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…
Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…
O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…