Cultura

Projeto do grupo RAPajador de Caxias do Sul propõe arte e a cultura como medida socioeducativa

A arte e a cultura precisam e devem chegar a todos os lugares. Este é um dos motes do projeto (R).(A).(P). na Socioeducação – RAP, Adolescentes e Pajada, do grupo RAPajador, que em sua terceira edição volta na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, para encontros com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Os encontros começarão pelo CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo, em Caxias do Sul, seguindo depois para o CASEMI – Centro de Atendimento em Semiliberdade da FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, até o mês de julho.

As atividades serão palestras e oficinas, criação de rimas e gravação de músicas junto a esta moçada que tem muito a dizer e muitos planos a construir. E, talvez, nessas atividades surjam novos horizontes para eles. Na coordenação das atividades, os integrantes do RAPajador, o rapper e escritor Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood.

As atividades o primeiro dia junto ao CASE terão apresentações do RAPajador e palestras do rapper Chiquinho Divilas. Na terça-feira é dia das oficinas de rima, com Chiquinho Divilas; pajada, com Rafael De Boni, e discotecagem, com o DJ Hood. Neste dia os adolescentes também gravarão das letras que compuserem durante as atividades. Já na quinta-feira é dia da moçada assumir o microfone e apresentar suas criações em seus espaços de convívio. Todas as atividades serão realizadas no turno da manhã.

No Casemi, as ações serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de junho, das 14h às 16h, seguindo as mesmas estratégias de apresentação musical do RAPajador, oficinas de criação de músicas com rap ou pajada, além da discotecagem. Já no mês de julho o projeto será realizado com os adolescentes do CREAS caxiense entre os dias 08 e 12 de julho. Nesses encontros, os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativcas são convidados a escrever lembranças, relembrar passagens de suas vidas e planejar versos que sonhem com outra perspectiva de vida com os recursos da arte e da cultura.

“O RAPajador na Socioeducação possibilita aos jovens a valorização de si mesmo, além de oferecer informações sobre a cultura de paz. A oportunidade das atividades que tem na sua essência uma diversidade sonora capacita os jovens sobre as técnicas de criação da letra do rap/pajada. Eles serão orientados a criarem o texto sobre a condição social em que vivem, experiências cotidianas e o melhor, reescreverem novas histórias”, diz o rapper e escritor Chiquinho Divilas.

Vale lembrar que o projeto (R).(A).(P). na Socioeducação – RAP, Adolescentes e Pajada recebeu a menção honrosa na Categoria Demandas Complexas ou Coletivas, do prêmio Conciliar é Legal, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. O Prêmio Conciliar é Legal, identifica, premia, dissemina e estimula a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efe tiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça. A proposta da inscrição para o Prêmio Conciliar é Legal foi do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Caxias do Sul.

O projeto é desenvolvido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul com Apoio Cultural da Fundação Marcopolo, Metadados e do Instituto Elisabetha Randon.

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago