Cultura

Projeto de restauração da Casa de Pedra Família Cercato avança em Garibaldi

A Casa de Pedra Cercato, localizada no bairro Borghetto, em Garibaldi (RS), passa por um importante processo de restauro. A edificação residencial foi tombada pelo município pela sua relevância histórico-cultural como testemunha da ocupação das colônias dos italianos no sul do Brasil.

Atualmente a equipe – coordenada pelos escritórios Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura – trabalha na recuperação do telhado, com a troca de madeiras deterioradas e limpeza das telhas, além da estabilização das esquadrias. Até o momento foi consolidada a fachada norte, que estava desintegrada. A porta de acesso à cantina corria riscos de desabamento e poderia colocar a perder boa parte da casa. Por isso, se fez necessária a desconstrução de parte da parede, para se trocar os pilares e marcos velhos e sem condições de restauro, por novos e mais seguros. O processo é cuidadoso, com intervenções minimamente invasivas, objetivando restaurar cada centímetro de barro, pedra e ferro.

Para viabilizar esta iniciativa de preservação do patrimônio, o financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Sistema Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul mostra-se fundamental. Recentemente a empresa M.A. Silva somou-se ao rol de patrocinadores, que já contava com Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes.

Atento à ideia que de a receita gerada no município pode ser aplicada em projetos que fomentam a cultura na região, o enólogo e um dos proprietários da casa Vinicius Cercato observa que os mecanismos de incentivo são essenciais. “É possível retornar os recursos para a região investindo em cultura, com a preservação do que foi realizado há cem anos pelos imigrantes pioneiros para que as futuras gerações tenham a possibilidade de conhecer e valorizar este legado. A preservação da memória de um povo está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural. E o empresário Eduardo Bridi, da M.A. Silva, assessorado pela empresa de contabilidade Contare, compreendeu a magnitude da proposta”, destaca.

Para sua plena execução, o projeto demanda mais aportes. As empresas contribuintes do ICMS/RS que não aderiram ao simples podem optar em destinar parte do seu imposto a pagar para o patrocínio incentivado de projetos culturais por meio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – PRÓ-CULTURA.

Mais informações, empresas interessadas podem entrar em contato pelos telefones (51) 3279-5424 e (51) 9 9880-9129. A gestão do projeto é da Cult Assessoria e Projetos Culturais.

Fonte: RádioSerrana / Foto: Fábio Winter / Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago