Cultura

Projeto ‘As Phynas Compartilhando Taças e Graças da Mulher Palhaça’ iniciou atividades em Garibaldi

O projeto “As Phynas Compartilhando Taças e Graças da Mulher Palhaça”, contemplado no Edital SEDAC nº 26/2024 – PNAB RS – Artes Cênicas, anunciou o início de suas atividades com uma Oficina de Capacitação em Acessibilidade Atitudinal, Comunicacional e Arquitetônica.

A oficina, gratuita e aberta ao público, ocorreu no dia 15 de março (sábado), das 9h30 às 11h, no Didarte Centro Cultural, em Garibaldi, RS. A iniciativa faz parte do projeto que visa circular dois espetáculos de palhaçaria feminina do coletivo “As Phynas” – “As Phynas em Fenabephy” e “Enólifa Someliê” – em três cidades do Rio Grande do Sul, com tradução simultânea em Libras e ações que promovem a inclusão e acessibilidade.

Além das apresentações, o projeto inclui vivências de iniciação à palhaçaria feminina, priorizando mulheres em situação de vulnerabilidade, negras, de baixa renda e pessoas trans. A oficina de capacitação foi um momento importante para discutir e refletir sobre práticas que tornam a cultura mais acessível a todos. Foram abordados temas como:

⦁ Acessibilidade Atitudinal: Como promover um ambiente acolhedor e inclusivo.
⦁ Acessibilidade Comunicacional: Estratégias para garantir que a comunicação alcance todos
os públicos.
⦁ Acessibilidade Arquitetônica: Eliminação de barreiras físicas em espaços culturais.

O projeto, que conta com recursos da Lei Federal nº 14.399/2022 (PNAB) e do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS, tem como objetivo não apenas levar arte e cultura para diferentes regiões, mas também fomentar a inclusão e a diversidade. A expectativa é alcançar diretamente um público de 3.000 pessoas nas apresentações teatrais e 60 nas vivências, além de impactar indiretamente 20.000 pessoas por meio de mídias digitais e da veiculação de um minidocumentário sobre o projeto.

Sobre o Projeto
O projeto “As Phynas Compartilhando Taças e Graças da Mulher Palhaça” é uma realização do coletivo “As Phynas”, com apoio do Edital SEDAC nº 26/2024 – PNAB RS – Artes Cênicas. A iniciativa promove a circulação de espetáculos de palhaçaria feminina, vivências e ações de acessibilidade, com foco na inclusão e no empoderamento de mulheres e grupos em situação de vulnerabilidade.

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

9 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

11 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

11 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago