Cultura

Porto Verão Alegre 2024 terá 17 estreias de espetáculos nacionais e locais

Festival multicultural que comemora 25 anos de atuação em 2024, o Porto Verão Alegre será palco de diversas estreias de espetáculos nacionais e locais entre os dias 10 de janeiro e 8 de fevereiro. Das mais de 140 atrações confirmadas para esta edição, 17 escolheram o evento para realizar suas primeiras apresentações. Confira a programação completa do Porto Verão Alegre 2024.

Entre as estreias está o novo trabalho da humorista mineira Nany People, Como Salvar um Casamento, que terá sessão única no dia 23 de janeiro, às 20h, no Teatro CIEE-RS Banrisul. A peça traz a atriz de volta às suas raízes teatrais, sozinha em cena, para mostrar que o humor pode estar presente até mesmo nas divergências dos casais.

O gênero da comédia, aliás, predomina entre os lançamentos do Porto Verão Alegre, com diversas atrações gaúchas, como o stand-up Eu sou Alex Ahã, em que o humorista Rafael Ritta incorpora um carismático e peculiar rastafari, que contará sua história no dia 19 de janeiro, às 20h30, no Teatro Unisinos. No mesmo local, mas no dia 12 de janeiro, às 20h30, o ator Diego Horbach estreia Albino Wallsmaia – Teimoso é quem teima com Alemão, em que dá vida um colono alemão de 79 anos que faz trotes telefônicos com pessoas conhecidas enquanto mostra, com muita descontração, como é viver em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul.

O Bar do Nito receberá duas atrações inéditas ambientadas no clima de bar: Sexo, Mentiras e um Português, do diretor Néstor Montasterio, que une cenas engraçadas com clássicos do samba interpretados ao vivo, com apresentações nos dias 16, 17, 20 e 21 de janeiro, sempre às 20h; e Alguém acaba de morrer lá fora, do grupo Teatro de Ofício, que mostra personagens desconhecidos em busca de algo que lhes dê sentido, nos dias 30 e 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro, às 20h.

Outras comédias que estreiam no PVA são Relações à La Carte (de 6 a 8 de fevereiro, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel), de Pedro Delgado, inspirada na obra de Christopher Durang que narra os conflitos de cinco personagens de diversos gêneros e sexualidades que se conhecem através das redes sociais; Novas Comédias Dessa (e de Outras Vidas), da Cia Hariboll, que mostra um conjunto hilário de esquetes, stand-up e números musicais apresentados pelo personagem Caronte (19 de janeiro, às 20h30, no Teatro Bruno Kiefer); e Sexualmente Invisível, encenada por Claudio Benevenga e Nora Prado nos dias 3 e 4 de fevereiro, às 20h30, no Teatro Renascença, para abordar a crise de um casal de meia-idade cujas vidas precisam se adaptar após a separação.

Já a peça A Mala da Minha Sogra!, com Henri Iunes e Tabaré Garcia, usa a comédia para falar sobre acessibilidade. Na montagem, a protagonista é a sogra cadeirante, que proporciona momentos de riso com situações cômicas, abordando de forma sensível os desafios enfrentados por cadeirantes, além de explorar assuntos como relações familiares e a solidão na terceira idade. As apresentações acontecem nos dias 16 e 17 de janeiro, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra, com assentos e cadeiras ajustáveis para cadeirantes.

Na parte de dramas, de 16 a 18 de janeiro, sempre às 20h30, o Teatro Renascença receberá curta temporada do novo espetáculo do diretor Luciano Alabarse, Sangue e Pudins, cujo tema central é a violência, em todos os seus aspectos e formas. A montagem é uma adaptação dos textos originais Shopping and Fucking, de Mark Ravenhill, e Johnny, Você me Amaria se o Meu Fosse Maior?, de Brontez Purnell, e conta com grande elenco, formado por Angela Spiazzi, Elison Couto, Jaques Machado, Li Pereira e Pingo Alabarce.

Outros dois dramas que também serão conhecidos durante o festival têm texto e direção de Dennys D’Almeida. Em apresentações de 6 a 8 de fevereiro, às 20h, na Sala Álvaro Moreira, O que foi dos 80? olha para o passado, retratando o Brasil político, social e econômico daquela época, considerada por muitos especialistas como a década perdida. Já Planeta Terra, 2099, que terá sessões no CHC Santa Casa dia 3 de fevereiro, às 20h, e no dia 4, às 19h, visa o futuro, mostrando a cruel realidade da vida moderna, em que o poder econômico e a concentração de riqueza de uma pequena parte da população estão acima da qualidade de vida de milhares de menos favorecidos.

O evento também será palco de duas comédias dramáticas inéditas: Bichos, com Lali Garrido e Marina Greve, que propõe uma realidade em que é possível saber o que se passa nas mentes dos animais, em 3 e 4 de fevereiro, às 20h, no Teatro Carlos Carvalho; e Estrela Dinn – A Pessoa Nasce para Brilhar, uma experiência poética festiva que celebra as possibilidades do que podemos ser, com histórias de vida da travesti Estrela, vídeo, música, dança e manifesto, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 20h, na Zona Cultural.

Para os amantes de música, há duas novidades. A primeira é o show Notas do Pop ao Jazz, com Daniel Nodari (guitarra), Jorge Souza (sax), Adelamir Neto (baixo) e Carlos Godolfim (bateria). Nos dias 10 e 11 de janeiro, às 20h, no Instituto Ling, eles mostram repertório de músicas originalmente cantadas em versões instrumentais, com uma fusão entre standards e pop music, com estruturas musicais do jazz e do jazz fusion.

A segunda é o espetáculo Comentários a respeito de Belchior, com Luciano Alves (violão, guitarra, harmônica e voz), Jeffy Ferreira (baixo e voz) e Marcelo Masina (bateria). A apresentação, que acontece no dia 13 de janeiro, às 20h, no CHC Santa Casa, antecipa canções do novo álbum do trio, previsto para ser lançado em breve, para homenagear e celebrar a obra de Belchior, com releituras da obra do compositor baiano.

Integrando a programação infantil, nos dias 1º e 2 de fevereiro, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho, as crianças poderão conhecer uma nova atração: a montagem Maria Flor e o Livro da Imaginação. Com autoria de Lidia Borges, direção de Vinicius Petry e atuação de Lidia Pafunia, a peça mostra a história de uma professora que constrói um livro gigante baseado nas publicações pedagógicas de feltro. Desse livro saem lindos personagens, curiosas histórias e muitos objetos que vão se transformando em diferentes coisas, conforme a imaginação vai permitindo.

Os ingressos para todas as atrações do festival estão à venda no site do evento e no ponto de venda físico, que fica na recepção da Casa de Cultura Mário Quintana, com funcionamento de terça a domingo, das 13h às 19h. A partir de janeiro, haverá mais um ponto de venda físico, no Shopping Praia de Belas.

As entradas custam entre R$ 19,80 e R$ 80. São diversas categorias, que estão detalhadas no site do evento. Há desconto de 20% para clientes do Banricompras e do Clube do Assinante, exceto nas atrações do Farol Santander. Para clientes Santander e Santander Select, há 10% de desconto para compras nas das atrações do Farol Santander, com utilização do cartão Santander. Há opção de ingressos a preços populares e meia-entrada em todos os espetáculos, respeitando as determinações da Lei Rouanet.

Confira a programação completa do Porto Verão Alegre 2024.

Fonte: Roger Lerina/Matinal Jornalismo

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

11 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

16 horas ago