Cultura

Polvo colorido é o mascote do Festival Téti de Arte Infantil de Caxias do Sul

A partir desta, que é a 5ª edição do Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância de Caxias do Sul, o evento conta com o Polvo do Téti como sua mascote oficial. A personagem foi inspirada pela proximidade com as crianças no início de suas descobertas e em seus primeiros passos no processo do aprender e do brincar. Assim como o polvo, as crianças também são curiosas, criativas, corajosas e desbravadoras, além de estarem no processo de construção de autonomia e visão de mundo próprio.

O Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância será realizado entre os dias 6 a 16 de outubro, em diversos locais de Caxias do Sul. É um festival multidisciplinar destinado às crianças e suas famílias em formato híbrido (presencial e on-line), com programação acessível e inclusiva. São 10 dias de atividades entre espetáculos e intervenções artísticas, oficinas criativas nas áreas de teatro, dança, circo, música, literatura e artes visuais, entre outras, com o objetivo de inserir a criança no universo artístico. O evento é destinado para crianças de 0 a 12 anos, e cada faixa etária terá atividades indicadas para a sua idade.

A concepção da mascote foi realizada pela união do trabalho da idealizadora do Festival, a produtora cultural Caliandra Troian e do ilustrador Vinícius Agliardi. O animal marinho foi eleito representante desta edição do festival por ser uma criatura peculiar e muito inteligente. O polvo é dono de uma percepção apurada de cores e sentidos de toque, com uma perspicácia invejável ao navegar por labirintos complexos ou na hora de resolver problemas. Outra característica dele é ser curioso, muito explorador e adora brincar com objetos.

O polvo do Festival Téti é capaz de mudar de cor para se adaptar aos mais diversos ambientes, além de não ter gênero, conseguindo facilmente conectar-se com múltiplos públicos. Assim como uma criança, o polvo tem personalidade própria e, embora muito cauteloso, é um espírito livre e age de acordo com o seus sentimentos e sua intuição. Ele também é energético, comunicativo e amigável, adorando se conectar com outras pessoas e com novas formas de arte. Ele está sempre pronto para um mergulho profundo entre o teatro, a música, a dança, a pintura e a literatura se deixando transformar por elas.

A programação completa do festival e demais informações estão disponíveis no Site do Festival.

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

19 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

21 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

21 horas ago