Cultura

Pianista lança álbum autoral com instrumento customizado em Garibaldi

Design, arte e música sempre tiveram uma relação muito próxima ao longo da história. E, quando unimos a sensibilidade do piano, um dos instrumentos mais delicados e intensos, com a simetria perfeita de um móvel fabricado com a perfeição dos detalhes, nasce o que chamamos de uma verdadeira obra de arte. Esse é o caso do piano batizado de Fênix. O sonho de uma pianista brasileira, reconhecida internacionalmente, Juliana D’ágostini, de São Paulo, desenhado pela Designer Cirlene Reco, do Espírito Santo, e tecido pela empresa Starmobile Design, de Garibaldi.

A criação da base do piano desmontável para acoplar o piano digital, elaborado para o álbum autoral de Juliana, o “Vida em Preto e Branco”, demorou mais de um ano para ficar pronta. Foi uma encomenda um tanto diferente para a fábrica, que atua há mais de 10 anos no ramo de móveis. Conforme Ademir Agatti, proprietário do empreendimento, apesar de desafiador o resultado do projeto foi extremamente gratificante.

A ideia do piano começou em 2020, quando a Cirlene Reco nos apresentou a proposta do piano para a Juliana. O nosso desafio foi um pouco maior, na questão do desenvolvimento, a produção, por ser a primeira peça, um tanto complexa. Demorou quase um ano para ficar pronto, mas o resultado final foi bem interessante. O nosso segmento que segue a linha da fabricação de cadeiras, poltronas e mesas, foi desafiado a desenvolver um piano. No entanto, somos movidos por desafios. Inclusive, no desenvolvimento dele conseguimos descobrir algumas alternativas pra nossa linha de mobiliários”, conta.

Mas, assim como toda boa obra, a composição dessa história iniciou com a inspiração de Juliana D’Agostini. Aos 36 anos, 30 deles dedicados à música, ela é reconhecida como uma das mais importantes pianistas da atualidade. A artista  acumula importantes prêmios internacionais e passou pelas mais prestigiosas escolas de música clássica do mundo, dentre elas a Juilliard School – Nova Iorque, New England Conservay – Boston, Conservatorie de Paris, Hochschule für Musik “Hanns Eisler” – Berlin, Arizona State University – Arizona e USP no Brasil. Determinada, o caminho percorrido para atuar em salas de concerto como o Carnegie Hall exigiu dedicação e disciplina daquela menina que aos cinco anos foi considerada uma criança prodígio.

A discografia da artista abrange obras de grandes compositores como Chopin, Liszt, Grieg, Cesar Franck, Villa-Lobos, Vieuxtemps, Stravinsky, Rachmaninoff, Fauré e Nino Rota, que são defendidos com convicção e excelência técnica. O projeto “crossover” de D’Agostini cria pontes musicais entre a música erudita e outros estilos, obtendo assim novos significados, perspectivas e caminhos para sua obra com participação de: Projota, Sepultura, Leo Maia, Mc Garden, Mano Walter e Paul Pesco produzidos por Jerry Duplessis Wonda.

O VOO DA FÊNIX 

(Foto: Divulgação/ Bino Reises)

Inspirada pelos grandes gênios da música, Juliana assumiu o compromisso de transmitir o legado destes renomados compositores à nova geração. No entanto, ao mesmo tempo, a pianista apresenta seu novo trabalho, o “Vida em Preto e Branco”. O projeto autoral contou com a gravação de um DVD. Na cena, a delicadeza e intensidade de Juliana ficam ainda mais marcantes com a presença do piano Fênix, desenvolvido justamente para transmitir em arte a trilha sonora produzia pela artista.

“Quando eu comecei a criar esse projeto de músicas autorais, eu queria explorar outros timbres. Eu sou endorser Casio, e acompanho a evolução dos equipamentos. Teve um lançamento, eu fiz a campanha da Casio. Falei, esse equipamento tem que estar num show, mas ele precisa ter a mesma presença de um piano de palco. Assim, busquei a Designer Cirlene Reco, falei sobre a minha ideia. Após, ela me apresentou à Starmóbile, de Garibaldi e nasceu o piano Fênix”, destaca. 

A designer responsável pela criação do desenho da base do piano, Cirlene Reco, explica que a inspiração veio da Fênix, uma ave da mitologia grega que simboliza o renascimento. “Ela pediu uma peça com característica de obra de arte e que pudesse ser desmontada, para facilitar o transporte. Mas, com as mesmas dimensões de um piano de cauda. Eu fui me inspirando, levantei algumas informações sobre a personalidade dela, até que cheguei no desenho de uma Fênix, uma belíssima ave da mitologia grega”.

O piano já está em exposição no Shopping Jardim Pamplona, em São Paulo e tem atraído a atenção do público. De acordo com Juliana, através de uma exposição itinerante em
pontos emblemáticos da cidade, o piano circulará em pocket shows com curadoria do Instituto Cultural Juliana D’Agostini.

 JULIANA D’AGOSTINI: O INSTITUTO CULTURAL 

Juliana vem inspirando milhares de crianças a conhecerem a arte de seu instrumento e, para isso, fundou em 2019 o Instituto Cultural Juliana D’Agostini, que tem como pilares: educação, profissionalização, entretenimento, solidariedade e produção concertos, shows e obras audiovisuais.

“O piano é uma extensão do meu corpo. Com ele vivo a experiência do amor incondicional e quero transmitir isso aos futuros pianistas”. 

Além da atuação em salas de concerto, Juliana realiza trabalhos sociais com o objetivo de transmitir o amor pela arte à nova geração. Em seus projetos difunde a cultura buscando cultivar os melhores musicistas do amanhã, defendendo a educação musical na vanguarda da tecnologia, musicalização e instrumentalização nas escolas e construindo um público jovem através de experiências de música ao vivo, SINGLEs, EPs e videoclipes. Além disso, a artista criou o programa infantil “O Piano Mágico da Ju”, que integra a programação diária da TV Cultura de segunda a sexta-feira, às 11 e às 16hs. O projeto também conta com uma coleção de livros infantis de musicalização e instrumentalização.

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

3 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

1 dia ago