Foto: Conferência de Cultura/Divulgação/Cultura PMNP
Evento reuniu comunidade cultural, apresentou balanço das ações e aprovou novas proposições para o futuro da cultura no Município
Com o tema “A união da nossa cultura”, aconteceu no último sábado, 26 de abril, a 11ª Conferência Municipal da Cultura de Nova Petrópolis, no auditório do Centro de Eventos. O encontro, que teve seis proposições da comunidade aprovadas, reuniu autoridades municipais, representantes de entidades e agentes culturais. A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação da Orquestra Jovem de Nova Petrópolis, que encantou o público com seu repertório.
O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, ressaltou a participação da cultura nos eventos promovidos pela Administração Municipal. Ele destacou o papel fundamental que a cultura exerce na construção da identidade local e na promoção do turismo, reconhecendo os esforços dos agentes culturais em manter viva a tradição e, ao mesmo tempo, inovar nas expressões artísticas da cidade.
“O trabalho dos agentes culturais é essencial para o fortalecimento de Nova Petrópolis como um polo cultural e turístico. A cultura é o coração pulsante que movimenta nossas festas, nossos encontros e nosso sentimento de pertencimento”, afirmou o prefeito.
O presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Mauro Stoffel, destacou a alegria em estar à frente do conselho, ressaltando a importância da união entre cultura e turismo, e desejou que todos tivessem uma excelente conferência.
Proposições aprovadas
No encontro, seis proposições da comunidade foram aprovadas para o segmento cultural do Município. Entre as proposições destacadas, a plenária aprovou, por unanimidade, a nomeação de Éderson Moreira do Santos, o Gaudêncio Terra, como patrono espiritual da conferência. A proposição foi apresentada por Fábio Rodrigo Guaragni e Renata de Leão Lucas.
Também foi aprovada, por unanimidade, a criação de uma comissão para a viabilização de um complexo cultural que inclua concha acústica, museu e monumento para a cultura, proposição apresentada pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP).
A bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal de Nova Petrópolis, Susana Carrasco, apresentou três proposições. A primeira, que foi aprovada por unanimidade, é que o Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt seja incluído na programação da Semana Estadual do Livro, pelo seu caráter de guardador de obras em língua estrangeira. A segunda proposição, aprovada pela maioria, sugere que o Espaço Infantil dentro da Biblioteca Pública se chame “Espaço Infantil Gaudêncio Terra”, em homenagem a Éderson Moreira do Santos.
A terceira proposição apresentada pela bibliotecária Susana, aprovada parcialmente, solicita a viabilização da criação da Associação Sociedade Amigos da Biblioteca, com valores de multa revertidos para a compra de livros para o acervo e não mais esse valor de multa incorporar o montante do Fundo Municipal. A plenária entendeu que essa proposição se subdivide em duas: a criação da Associação Sociedade Amigos da Biblioteca e o valor das multas voltarem para a biblioteca. A plenária aprovou o incentivo à criação da Associação Sociedade Amigos da Biblioteca por unanimidade, mas, entendeu que a questão orçamentária não compete à conferência.
A sexta e última proposição foi apresentada pela Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB/NP) e sugeriu o reconhecimento à contribuição cultural da comunidade pelas ações realizadas pela ADIB. Na oportunidade, o presidente da ADIB, Guilherme Thiele, relembrou a existência do Distrito dos Boêmios, reconhecido pela Câmara de Vereadores, e os 105 Anos de Relações Diplomáticas entre Brasil e República Tcheca e convidou que a plenária acompanhe as redes da ADIB para se inteirar das ações em virtude dos 150 Anos de Imigração dos Boêmios no Brasil. A proposição foi aprovada pela maioria.
Outros destaques da programação
A 11ª Conferência Municipal da Cultura de Nova Petrópolis também contou com a palestra da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Rúbia Ana Mossi Frizzo, que explicou o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), comparando-o ao SUS, e ressaltou o papel fundamental dos conselhos no diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Rúbia também falou sobre a importância da cultura como motor econômico, enfatizando a valorização do trabalho dos fazedores de cultura e os avanços no repasse de recursos diretamente aos fundos municipais.
Durante os debates, temas como a revisão do Plano Municipal de Cultura, a adequação dos eixos temáticos do conselho à realidade local e a profissionalização dos agentes culturais foram abordados pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Mauro Stoffel. A união entre turismo e cultura também foi reforçada por Marcelo Becker, presidente do Conselho Municipal de Turismo, que destacou o alinhamento entre as duas áreas.
A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt, apresentou um extenso relatório de ações desenvolvidas pela Prefeitura ao longo do ano, entre elas: projeto Gibi Sem Dono; Lei Paulo Gustavo; evento de aniversário da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva; aulas de língua tcheca e língua alemã; comemoração do Dia Municipal de Incentivo à Leitura; Caravana da Cultura; Gincana Cultural Municipal; inauguração da nova sede do Arquivo Histórico Municipal Lino Grings; Conferência Municipal da Cultura; Semana do Livro; Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão; Semana do Brincar; projeto Doe um Livro e Adote uma Planta; lançamento e realização do Festival Internacional de Folclore; Encontro de Coros; comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã; exposição de trabalhos escolares; projeto Geografia do Pequeno Príncipe; Semana da Pátria; Festival Municipal de Música Estudantil; Salão de Artes Visuais e Artes da Infância; Olimpíada de Literatura Infantil; lançamento e realização da Feira do Livro; projeto Literatura Comentada; projeto Prefeito por Um Dia; Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); projeto Escritores do Amanhã; projeto de Formação Musical; projeto Culturação; fanfarras escolares; manutenção da Orquestra de Sopros, Banda Municipal e Orquestra Jovem; atualização do inventário de patrimônio cultural; e plataforma Elefante Letrado.
Foi na pequena Monte Belo do Sul que o norte-americano Michael Scott Carter decidiu iniciar…
Exposição itinerante "Era uma vez..." presta homenagem emocionante, eternizando a contribuição do artista à cultura…
Os 58 anos de história da Universidade de Caxias do Sul se misturam com a…
Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, começa a entrar no clima para o 33º FestiQueijo, o…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as características que diferem a atividade…
Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…