Cultura

Mostra Teatro Daqui celebra o Dia Internacional do Teatro em Caxias do Sul

A Unidade de Teatro e Circo da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Associação Caxiense de Teatro (ACAT), realiza a Mostra Teatro Daqui 2025, de 27 a 30 de março, um evento dedicado à valorização das manifestações teatrais locais. A mostra ocorre em alusão ao Dia Internacional do Teatro, proporcionando quatro dias de programação gratuita para diferentes públicos e locais.

A seleção dos espetáculos aconteceu por meio de uma convocatória, na qual 18 grupos se inscreveram e nove foram selecionados. Além disso, a programação conta com grupos convidados, ampliando ainda mais a diversidade e a qualidade das apresentações. Os espetáculos selecionados que não puderam integrar a programação devido à indisponibilidade de datas foram substituídos por suplentes, seguindo a ordem de pontuação.

Confira a programação completa:

27 de março – Quinta-feira

Espetáculo: Sim Salabim, a Bruxa que Mora em Mim – Teatro do Encontro
Local: EMEF Giuseppe Garibaldi
Data: 27/03
Horário: 15hEndereço: R. Silveira Martins, 933, bairro Cristo Redentor

Sobre: Godô é um morador do mundo que anda pelas ruas com seu carrinho de supermercado. Um dia Godô encontra um livro que conta a história de uma bruxa que vive sozinha numa torre e que todo ano comemora seu aniversário. Todavia, no dia em que completa 221 anos, ela recebe uma péssima resposta do seu espelho que a deixa muito triste, mas o simpático Godô vai encontrar uma forma de ajudá-la a ser feliz.
Duração: 40 min
Classificação: Infantil

Espetáculo: Aldebaram Sabia Demais – Kunlaborí Colmeia Cultural
Data: 27/03
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto (Rua: Luiz Antunes, 312/ Panazzolo) Centro de Cultura Ordovás

Sobre: Aldebaram Murderom é um milionário de idade avançada, sem herdeiros, que guarda muitos segredos e inimigos. Certa noite, ele organiza uma ceia com alguns convidados selecionados com o objetivo de fazer uma revelação. No entanto, antes que isso aconteça, o local vira palco de um crime. A vítima é o anfitrião. Um detetive aparece para investigar o caso. Agora, todos são suspeitos. Essa peça é interativa. Durante a apresentação perguntas aparecem projetadas em uma tela, para a plateia votar. Conforme as escolhas feitas pela maioria, a história vai tomando rumos diversos. A peça possui 6 finais diferentes e o final apresentado depende das escolhas feitas pelo público.

Dia 28 de março – Sexta

Espetáculo: A Espera – Odelta Simonetti
Local: EMEF Ângelo Francisco Guerra
Data: 28/03
Horário: 9h
Endereço: R. São Rafael, 116, bairro São Ciro – Loteamento Mariland

Sobre: Magnólia se prepara para um encontro muito especial. A mesa é posta com toda a pompa, a comida foi preparada e está deliciosa, a palhaça se arruma e finaliza os últimos detalhes. Tudo pronto! É só esperar seu convidado chegar. É só esperar… esperar… esperar… O tempo passa e nada da campainha tocar. Nesta espera, a palhaça lida com seus conflitos existenciais, questiona imposições sociais e descobre que a melhor pessoa que pode estar com você é você mesma. Por fim, vendo que a comida farta está esfriando e a bebida esquentando, ela consegue dar uma guinada na situação, com a ajuda do público e uma boa dose de bom humor!
Duração: 30 min
Classificação: Livre

Espetáculo: Essas Pessoas – À Luz do Teatro – Roberta Sparder
Local: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto (Rua: Luiz Antunes, 312/ Panazzolo)
Hora: 15h

Sobre: Entre memórias da infância, desafios na escola e barreiras no mercado de trabalho, Roberta Spader e Matias “Mãozinha” dão corpo e voz a histórias que escancaram as dificuldades e a potência de pessoas com deficiência em uma sociedade ainda moldada pelo capacitismo. A peça entrelaça narrativas pessoais e coletivas, abordando não apenas as lutas diárias contra a exclusão, mas também o afeto, a autonomia e a liberdade de existir além dos rótulos. Com momentos de audiodescrição e tradução em libras em cena, o espetáculo transforma os próprios corpos dos atores no centro da dramaturgia, promovendo acessibilidade e ampliando a experiência sensorial do público. Mais do que uma encenação, “Essas Pessoas” é um convite à reflexão: como olhamos para a deficiência? Como o preconceito se manifesta nas relações, nos espaços e na forma como contamos nossas histórias? Entre provocações e celebrações, essa montagem evidencia que a verdadeira inclusão não se faz apenas com palavras, mas com ação e presença.
Duração: 50 min.
Classificação: maiores de 12 anos

Espetáculo: As Quatro Estações – Grupo Quiquiprocó
Local: EMEF Ítalo João Balem
Horário:16h
Endereço: R. Canópus, 883, bairro Cruzeiro

Sobre: AS 4 ESTAÇÕES” Essa peça teatral é apresentada pela personagem Deia das ideias que irá contar de forma lúdica, uma história para cada estação do ano. O INVERNO será representado por uma das fábulas, mas famosas, a “Cigarra e a formiga”, que nos mostra como é importante pensar no futuro para não enfrentar consequências por falta de planejamento. A estação do OUTONO será representada pela história da “Árvore sem folhas, um conto tradicional do imaginário popular brasileiro que aborda temas como autoaceitação e preconceito. A estação da PRIMAVERA é contada pela história do “Gira-lua”, uma florzinha que queria seguir seu destino diferente dos demais e finalizamos com o VERÃO, mostrando os prazeres das férias sem o uso da tecnologia, o distanciamento das telas, valorizando as relações interpessoais. A encenação utiliza da integração com o público através de bonecos, adereços, canções, dança e brincadeiras para motivar a participação dos presentes. Com certeza, o público terá momentos de descontração e alegria, absorvendo a informação de forma criativa e divertida.

Dia 29 de março – Sábado

Espetáculo: O Ninguém – Coletivo Enredo
Local: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto (Rua: Luiz Antunes, 312/ Panazzolo)
Hora: 16h
Sobre: O NINGUÉM é uma fotografia sobre o funcionamento do sistema atual e seus tecidos sociais. Utilizando uma poesia satírica como elemento narrativo, a história se desenvolve através de personagens representativos de cada estrato. Um contador de histórias, quatro personagens e suas máscaras dão vida a esse espetáculo que ja conquistou prêmios em Festivais de Teatro dentro e fora do Brasil.
Duração: 50 min.
Classificação: acima de 16 anos

Espetáculo: Khaleh – Aline Tanaã Tavares
Local: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto (Rua: Luiz Antunes, 312/ Panazzolo)
Hora: 20h

Sobre: Khaleh é uma palavra iraniana e significa intimidade afinidade psíquica com outra alma. Inspirada na obra A Ciranda das Mulheres Sábias da psicanalista Clarissa Pinkkola Estés, uma guardiã que conduz o público por histórias dentro de histórias. Passando por memórias, situações e ancestralidade, a narrativa acontece entre os arquétipos femininos, em especial o da Grande Mãe, abordando o ecofeminismo e denunciando a sobrecarga da Terra e a invisibilidade da maternidade. A montagem utiliza da manipulação de objetos, a comicidade e da relação com o público.
Duração: 40 min.
Classificação: acima de 16 anos

30 de março – Domingo

Espetáculo: É tudo Fruto da Imaginação – Trupe de Maricas
Local: Parque dos Macaquinhos (Em caso de chuva, a apresentação será realizada na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto -Centro de Cultura Ordovás)
Hora: 15h

Sobre: Quatro amigos se encontram ao redor de uma mesa para compartilhar histórias da infância. Mariola Ácida, sempre divertida, recorda das manhãs de domingo na casa dos pais. O doce Joca Melado lembra de sua experiência com o canto e o voo de Valter, o quero-quero. A arteira Babalú conta como conheceu Trompente, o inigualável pente-artista. Já o respeitável Dr. Alceu faz suas estripulias para tentar inventar algo genial e nunca antes criado. Inspirados na linguagem da palhaçaria, esses quatro seres brincantes prometem gerar afetos em crianças e jovens, com riso e alegria. A peça é um convite para o público valorizar os detalhes do cotidiano e imaginar uma forma mais lúdica de ser e estar no mundo.
Duração: 45 min
Classificação: livre

Espetáculo: Desorkestra Montanhosa
Local: Parque dos Macaquinhos
Hora: 16h30min

Sobre: A Desorkrestra Montanhosa surge como uma explosão sonora e festiva, trazendo a energia vibrante das fanfarras para as ruas da cidade. Criada por um coletivo de músicos e artistas locais, a iniciativa celebra a música popular com uma formação marcada por sopros e percussão, garantindo um espetáculo envolvente e contagiante para o público. Com um repertório recheado de músicas populares e arranjos animados, a Desorkrestra Montanhosa busca proporcionar uma experiência de vivência em fanfarra, promovendo a ocupação dos espaços urbanos com arte, cultura e muita alegria. A proposta do grupo é levar a música para além dos palcos convencionais, transformando qualquer local em um grande baile a céu aberto, onde o público é convidado a cantar, dançar e celebrar junto.

Espetáculo: O Funeral das Borboletas – Dóris Laroque Cornelli
Local: Zarabatana – Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua: Luiz Antunes, 312/ Panazzolo)
Hora: 19h

Sobre: O Funeral das Borboletas é um monólogo poético e visceral que convida o público a mergulhar na jornada de uma mulher em busca da sua própria redenção. A dança, a poesia, e o audiovisual são cuidadosamente costurados à interpretação que navega pelas marés do feminino, e busca respostas em seu próprio fio da existência. O que esperar de um encontro íntimo com todas suas versões? O que se revela quando os olhos voltam-se para dentro? Soem as trombetas! Estão todos convidados ao Funeral das Borboletas. Após o espetáculo haverá o lançamento do livro O Funeral das borboletas no Zarabartana.
Duração: 35 min.
Classificação: Adulto

Patricia Larentis

Recent Posts

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

2 minutos ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

4 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago