Cultura

Livro sobre a vida do escultor ‘Gotto’ é lançado em Bento Gonçalves

O livro “Gotto, 15 anos – Ciclos criativos de um escultor bento-gonçalvense” foi lançado no ateliê do artista, em Bento Gonçalves. A publicação traz um panorama da vida artística de Mauri Valdir Menegotto (Gotto), onde concebeu diversas obras dentro de temáticas instigantes, onde cada peça traz um enigma e uma revelação, processos criativos de um mestre do figurativo.

Nessa trajetória, consolidou seu nome como uma um artista de formas, trabalhando na pedra basalto e com as ferramentas, o diálogo possível da escultura. De encontro à criação, surgem ciclos, ideia que veio a lume durante a confecção do livro.

“A ideia do livro partiu de que as pessoas me perguntavam qual o significado de cada escultura e aí então criei a ideia destes sete ciclos criativos. Daí faço uma explicação de cada obra, qual o conceito, comentando sobre a plasticidade e a estética, de forma bem sintetizada”.

Os Ciclos são Torsos, Cabeças Primitivas, Cabeças com Faixas nos Olhos, Adornos, Peixes, Sementes e Movimentos Internos. Os idos de 2013 trazem uma memória afetiva e definidora para Gotto, Na época, ele realiza a sua primeira mostra individual. Até então participara de mostras coletivas. Ele fala sobre o balanço desses 15 anos de desafios e ganhos.

“Primeiro, o desafio de mostrar minhas esculturas, pois sempre fui muito tímido e inseguro nesta questão, mas superei na minha primeira exposição individual aí na Casa das Artes, em 2013. De lá para cá, foram muitos desafios e cobranças até eu conseguir a ter uma identidade própria e credibilidade no mercado de obras de arte e cada dia que passa é uma superação. Se tornou algo que não é profissão, e sim um estado de espírito muito gratificante satisfatório”.

Em relação ao futuro, Gotto quer seguir na produção de suas obras. “O futuro a Deus pertence e a criatividade surge com o trabalho e é isso: é trabalhando que se cria. Tenho algumas encomendas para desenvolver e outras obras vou fazendo e deixando prontas para o acervo”.

“Gotto, 15 anos – Ciclos criativos de um escultor bento-gonçalvense” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura e pode ser adquirido de forma gratuita por meio do contato: (54) 99654.6931.

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago