Cultura

Literatura Indígena na Escola é tema do Órbita Literária de Caxias do Sul

O Grupo Cultural Órbita Literária realiza nesta segunda-feira (12), encontro sobre a temática ” Literatura Indígena na Escola – Uma Abordagem Anticolonial”. A atividade, aberta e gratuita tem a curadoria de Mônica Chissini e receberá a painelista Suelen Villanova a partir das 20h, na Livraria do Arco da Velha de Caxias do Sul.

Neste Órbita Literária, a proposta é uma nova travessia da curadoria de Literatura Indígena, tematizada a partir de itinerários de leitura e docência, com a painelista Suelen Villanova. O painel propõe uma conversa sobre Literatura Indígena, contemplando algumas das produções de autores indígenas brasileiros, de modo a fomentar o reconhecimento de que “a literatura indígena cumpre o papel de retomada, de preservação cultural e de fortalecimento das cosmovisões étnicas”, como aponta Eliane Potiguara.

A crescente produção literária de autores e coletivos advindos dos povos indígenas do Brasil vem assegurando o acesso e a fruição de textos de caráter político e estético, que tanto disputam com narrativas oficiais coloniais quanto promovem encontros com saberes e outros modos de ver, narrar e viver (n)o mundo.

A Literatura Indígena amplia as possibilidades de conhecimento das cosmovisões originárias, que habitam e constituem o Brasil, mas qual é a circularidade que ela tem em nossa sociedade? Como percebemos sua presença nos espaços culturais e educacionais? É buscando dialogar sobre a importância da abordagem das expressões indígenas nos diferentes espaços, sobretudo no espaço escolar não-indígena, que convidamos à partilha de experiências de (fomento à) leitura e conhecimento da literatura e arte indígenas no Brasil.

Sobre os painelistas:

Mônica de Souza Chissini é docente da área de Letras do IFRS – Campus Farroupilha. Doutoranda em Letras (UFRGS), em Estudos de Literatura, na linha de pesquisa Pós-colonialismo e Identidades. Mestra em Educação e Licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Pesquisa a partir dos temas da interculturalidade, políticas afirmativas e literatura indígena contemporânea.

Suelen Villanova é formada em Letras pela PUCRS, mestre em Letras, na área de Pós-colonialismo e identidades, pela UFRGS. É professora da rede pública estadual e faz parte do grupo de pesquisa Letras e Vozes dos Lugares (UFRGS).  Tem interesse pela literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena.

SERVIÇO – Órbita Literária 395
Painel:  Literatura Indígena na Escola – Uma Abordagem Anticolonial
Painelista: Suelen Villanova
Curadoria: Literatura Indígena
Curadora: Mônica Chissini
Dia: 12 de junho de 2023, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago