Categories: Cultura

Legado artístico de Ary Trentin ganha imortalidade com livro de Marcos Kirst

Em uma noite marcada pelo tom de recordações de Ary Trentin (1942-2002), Caxias do Sul ganhou, na quinta-feira (24), uma obra para perenizar o legado artístico do poeta, fotógrafo e professor que grifou seu nome na vida cultural da Serra gaúcha.

O livro “Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin”, assinado por Marcos Fernando Kirst, rememora a trajetória do biografado pelos campos da humanidade, das artes e da comunicação, premiando o leitor com o apuro literário e estético de suas poesias, cartas e fotografias.

Marcos Fernando Kirst.

Na Galeria Municipal de Artes de Caxias do Sul, onde ocorreu o lançamento e a sessão de autógrafos da obra, Kirst relembrou dos quatro anos dedicados a pesquisas e entrevistas, bem como à escrita do livro, período no qual aprendeu a conhecer Trentin. “Não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas fui conhecendo sua essência através dos depoimentos, uma pessoa que certamente teria virado meu amigo por comungar do reconhecimento transformador da cultura e da arte na vida das pessoas. Inclusive, ele transformou a arte do relacionamento humano em algo artístico. Esse livro pereniza sua memória e sua história”, disse o autor da obra.

Acompanhado por familiares, admiradores e ex-colegas de Trentin, como Jose Clemente Pozenato, com quem teve o nome lançado na icônica antologia poética “Matrícula”, o lançamento do livro guardou passagens emocionantes. Uma delas foi protagonizada pela arquiteta Cristina Mioranza. Em seu discurso de agradecimento aos envolvidos no projeto, a sobrinha do intelectual e mentora do livro leu o poema “Cantiga para Cristina”, que guarda trechos como “Cristina, menina ou verso, és perfume feito de alvoradas, és embalo serena cantiga que o sonho esculpe em tuas mãos”.

A secretária em exercício da Cultura, Magali Quadros, ex-aluna de Trentin, lembrou da intensa criação produtiva do professor e destacou o papel do município para manter viva a memória da cidade. “O professor Ary sempre estava produzindo, sempre muito ativo e criando novidades com seu talento. Que a gente possa, pelas leis de incentivo do município, manter e preservar a memória de nossos artistas, das pessoas que produzem e contribuem para a trajetória cultural da nossa cidade”, destacou.

Os exemplares da obra estão disponíveis para aquisição no Instituto Filhos (Rua Pinheiro Machado, 2569 – Sala 71 – São Pelegrino, Caxias do Sul – RS), de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O contato pode ser feito pelo fone 991975646. A receita resultante da venda dos livros será revertida para a entidade.

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago