Cultura

Instituto Memória Histórica e Cultural lança livro sobre o centenário de Nova Prata

O Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (IMHC) lançou o livro Nova Prata 100 Anos – Patrimônio Cultural Imaterial das Comunidades Rurais. A obra editada pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) celebra o centenário do município da Serra Gaúcha.

A iniciativa é da Prefeitura de Nova Prata, que recorreu à expertise do IMHC para fazer o levantamento das informações e a produção. Durante 2023, os professores pesquisadores da UCS Anthony Beux Tessari e Eliana Gasparini Xerri percorreram todas as 28 comunidades rurais do município.

A escolha pelas localidades do interior ocorreu em decorrência da transformação destes locais por diversos motivos, entre eles o falecimento das pessoas idosas e a perda de lembranças não registradas, a realização de festas de comunidade e a preservação de manifestações mais comuns em relação à cidade.

Foram entrevistadas 76 pessoas, a maioria idosas – com idade média de 80 anos. Também foram feitas 300 fotografias de entrevistados, capelas, salões comunitários e atividades de trabalho, como ferraria, selaria, alfaiataria, cuidado dos animais, colheita da uva e moagem de milho.

O livro categorizou expressões e manifestações significativas do patrimônio cultural imaterial das comunidades: saberes – conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades; celebrações – rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; formas de expressão – manifestações como a linguagem, o canto, as atividades lúdicas e o lazer; e lugares – espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas.

Na avaliação do professor Tessari, diretor do IMHC, um levantamento como esse se torna importante pois consiste na entrega de subsídios sobre a cultura e a identidade local. Desta forma, o município possui elementos para estruturar políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico. “Pode ser considerado um fator para o desenvolvimento local, seja no turismo, na economia, mas também na saúde, bem-estar, na preservação do meio ambiente e no respeito à diversidade”, reflete.

Curiosidades

Entre os destaques durante o trabalho de campo, o professor recorda de um senhor que atua como sineiro na comunidade de Nossa Senhora da Saúde. “É o último no interior de Nova Prata a executar a função. Ele nos contou sobre as formas de tocar o sino do campanário para informar sobre eventos importantes na comunidade, como o prenúncio de temporal, a chegada do padre e o falecimento de um morador”, recorda. Outro relato curioso vem da comunidade de Rio Branco, onde residem os três Joãos: João do Couro, João do Ferro e o João do Pano, respectivamente seleiro, ferreiro e alfaiate. Os negócios permanecem em atividade.

Além do IMHC, colaboraram na produção do livro a diretora do campus da UCS em Nova Prata, professora Rosecler Maschio Gilioli, e funcionários do campus.

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

13 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

13 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

15 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

16 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

16 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

16 horas ago