Cultura

Instituto de Leitura Quindim promove cursos de formação literária e artística

O Centro de Estudos e Pesquisa, do Instituto de Leitura Quindim, promoverá os cursos on-line “A obra de Lygia Bojunga: um bordado literário” e “Mulheres artistas: das lacunas aos espaços ocupados na arte nos séculos XX e XXI”, durante o mês de agosto. As aulas, abertas para todos os públicos, têm o objetivo de oportunizar a formação literária e artística de toda a comunidade.

O curso A obra de Lygia Bojunga: um bordado literário irá aprofundar o universo literário da autora gaúcha de livros infantis e juvenis, reconhecida mundialmente pela narrativa peculiar de misturar o real com a fantasia para abordar assuntos duros ligados à vida cotidiana, como o preconceitos, carência afetiva, luta pela sobrevivência, medo de crescer, morte, entre outros. Lygia ganhou os dois maiores prêmios internacionais – Hans Christian Andersen – Nobel da literatura para crianças e ALMA, dado pela coroa suéca.

As aulas serão ministradas pela autora Ninfa Parreiras, especialista na obra de Lygia, e foram divididas em dois módulos: Estendido sobre a Infância revisitada em bichos, objetos e pessoas; A metaliteratura no ‘redondo da obra’; O fazer à mão: um bordado literário; Temas polêmicos e verossimilhança; A Personagem na cena da escrita; Pra você que me lê e Boa Liga e um Novo Nicho pra Santa: escrita na paisagem; realizados nos dias 04, 06, 11, 13, 18, 25 e 27/08, das 13h30 às 16h. O módulo Padrão abordará apenas os quatro primeiros temas do módulo anterior e acontecerão nos dias 04,11, 18 e 25/08, das 13h30 as 16h04. Inscrições até dia 03/08, no site do Instituto https://bit.ly/3eUIasL

Já no curso Mulheres artistas: das lacunas aos espaços ocupados na arte nos séculos XX e XXI serão abordados temas como: Protagonismo em ascensão; Mulheres artista no Brasil: um panorama do Modernismo à Arte Contemporânea; Mulheres artistas na Arte Contemporânea: lugares em ocupação e Feminismo na Arte Contemporânea: mulheres radicais; nos dias 8, 15, 22 e 29/08, das 9h às 11h30.

O intuito é de ampliar o reconhecimento do espaço das mulheres no contexto da história da arte, um lugar majoritariamente ocupado pelos artistas homens, ou pelo menos, assim divulgado, conforme explica a ministrante doutora em Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica, especialista em Artes Visuais e licenciada em Educação Artística, Silvana Boone. “Não se trata de um posicionamento feminista, mas uma constatação sobre o quanto as mulheres produziram nos últimos 120 anos e que, por convenções datadas, ficaram à margem”, afirma.

Interessados têm até o dia 06/08, para realizar as inscrições no site do Quindim https://bit.ly/2D43cYt

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago