Cultura

Instituto de Leitura Quindim de Caxias do Sul homenageia Marina Colasanti em exposição

O Instituto de Leitura Quindim de Caxias do Sul apresenta a exposição “Marina Tecelã”, uma homenagem à escritora e artista plástica Marina Colasanti, falecida recentemente, e também a todas as mulheres, evidenciando o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A exposição começa neste sábado, dia 08 de março, e segue até o dia 31 de março.

O título da exposição é inspirado na obra A Moça Tecelã, publicada pela Editora Global (2003), cuja narrativa apresenta uma mulher com a capacidade de tecer mundos e habitá-los. A personagem do livro expressa suas fragilidades, sua compaixão e sua força feminina, sendo capaz de tecer a própria trajetória e felicidade.

A exposição “Marina Tecelã” destaca uma Marina Colasanti que ilustrava algumas de suas histórias. Seja por meio das palavras ou das imagens, a artista revelou personagens construídos a partir do contraditório, da diversidade e das dores humanas. Considerada uma das maiores autoras de contos maravilhosos, Colasanti também teceu narrativas em minicontos, crônicas, novelas, artigos e poesia. Marina, uma Sherazade moderna, nos mostrou o poder da palavra e da imagem como resistência e resiliência. Sua obra evidencia a força da mulher que precisa resistir e existir.

A exposição foi realizada originalmente em 2020, no Instituto de Leitura Quindim, quando Marina foi homenageada pela instituição com o projeto Entre a Espada e a Rosa: Semana de Debates sobre o Dia Internacional da Mulher.

“Todas as homenagens a Marina Colasanti serão poucas para agradecer a generosidade dela em compartilhar, por meio de palavras e ilustrações, múltiplas visões de mundo. Visões essas oriundas de um olhar atento, afetuoso, mas também crítico, de uma mulher que lia o cotidiano, as pessoas e a sociedade”, destaca o presidente do Instituto de Leitura Quindim, amigo de Marina e curador da exposição, Volnei Canônica.

Para Marina, cidadã do mundo nascida em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia, que viveu na Líbia e na Itália antes de se mudar com a família para o Brasil, em 1948, o empoderamento feminino era uma questão teórica e de política global. “Num mundo que se autoproclama democrático, a diferença entre gêneros não é mais tolerável; o poder não pode estar majoritariamente em mãos masculinas”, ressaltou a autora durante o evento de 2020 no Quindim.

Foto: Exposição Marina Colasanti no ILQ/Crédito Vania Marta Espeiorin
Foto: Marina Colasanti e Volnei Canônica/Crédito Livia Maria Xavier
Foto: Marina Colasanti e Volnei Canônica/Crédito Livia Maria Xavier

Sobre a artista
Marina Colasanti é autora de mais de 70 livros, entre poesia, contos, crônicas, ensaios e obras para crianças e jovens. Sua trajetória de sucesso inclui reflexões sobre literatura, feminismo, arte, problemas sociais e amor, consolidando sua luta pelos direitos das mulheres.

Precursora em debates sobre o universo feminino, Marina foi entrevistadora do programa Sexo Indiscreto, da TV Rio, na década de 1970. Também assinou colunas nas revistas Senhor, Fatos & Fotos, Ele e Ela, Fairplay, Manchete, Claudia, Joia e Nova, além de atuar como cronista no Jornal do Brasil e no Estado de Minas. Suas obras foram publicadas nos Estados Unidos, na Costa Rica, na Argentina, na Inglaterra e na Espanha.
Além de escritora, Marina era artista plástica e uma das autoras brasileiras mais premiadas. Foi indicada ao Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura para crianças e jovens, e recebeu o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Em 2024, foi homenageada como Personalidade Literária pelo Prêmio Jabuti.

Também venceu o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, conquistou diversos Prêmios Jabuti, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o prêmio de Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, prêmios da Fundação Biblioteca Nacional e o Selo Cátedra Unesco de Leitura. Além disso, tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) após receber múltiplas premiações ao longo da carreira.

Serviço:
Exposição “Marina Tecelã”, uma homenagem à escritora e artista plástica Marina Colasanti
Período: de 8 a 31 de março
Local: Shopping Villagio Caxias

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

3 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

1 dia ago