Categories: Cultura

Forqueta Cultural de agosto tem gastronomia, cinema, música, teatro e filó comunitário

Um clássico do cinema italiano – “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica – e uma iguaria da culinária colonial da Serra, o pien, abrem a programação de agosto do Forqueta Cultural. A agenda gratuita de cultura e lazer une cinema, gastronomia, filó, teatro na praça central e atividades em outros pontos do bairro de sexta a segunda-feira (5 a 8). A programação vai até setembro e esta é a terceira edição do projeto realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.

Na abertura, sexta-feira, às 19h30min, o antológico “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica, mostra uma Roma desafiadora para a vida de um trabalhador humilde que, ao perder sua bicicleta, sai com o filho para resgatar muito mais do que seu instrumento de trabalho. Para acompanhar o filme, tem degustação do pien, uma iguaria que é presença recorrente nos almoços de colônia da Serra gaúcha. Trata-se de mais uma receita afetiva do legado da Nona Severina.

No sábado à tarde a programação prevê duas atividades no Ponto de Cultura Costurando Sonhos: às 14h tem visitação guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, e, em seguida, às 14h30min, será exibido o filme infantil “Abominável”. A animação mostra os desafios de um grupo de crianças para manter e proteger a sua relação com um ser diferentão e pra lá de afetivo.

Seguindo na tarde de sábado, às 16h, na Praça de Forqueta, o público poderá conhecer Rarley Davidson, uma palhaça nada convencional, que vai animar a plateia com seus números de alta periculosidade e muitas atrapalhações. O trabalho é uma criação da atriz Odelta Simonetti e tem circulado por diferentes espaços de Caxias do Sul e região, além de festivais como o Palco Giratório, sempre conquistando adultos e crianças.

Para o domingo, às 15h, o Filó Comunitário promete animar a comunidade do Menino Deus e quem mais chegar com a o grupo Felice Personne com seu repertório de músicas tradicionais italianas e outras mais. O convidado especial desta edição é o músico Valdir Verona, que traz consigo integrantes do grupo Violeiros da Serra Gaúcha com uma variada cantoria de músicas acompanhadas de violas de 10 cordas. De complemento, a mesa farta como manda a tradição dos filós dos descendentes de italianos.

Na segunda-feira, às 14h30min a Escola Padre Vicente Bertoni, da comunidade de São Roque, tem Cinema na Escola. O filme escolhido para a sessão da gurizada é “O Circo”, com o eterno Carlitos às voltas com estripulias e desencontros num picadeiro circense.

O projeto busca contribuir para a valorização histórica e cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul. A proposta acredita também na formação de público para arte, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística.

O Forqueta Cultural tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

FORQUETA CULTURAL – PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO/2022

05/08 – Sexta-Feira
19h30min – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema com Pien: Ladrões de Bicicleta e degustação de pien

06/08 – Sábado
14h – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Visita Guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
14h30 – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema Infantil: Abominável
16h – Praça de Forqueta: Teatro na Praça
Rarley Davidson, com Odelta Simonetti

07/08 – Domingo
15h – Filó Comunitário – Capela Menino Deus
Grupo Felice Persone – Participação de Valdir Verona e os Violeiros da Serra Gaúcha

08/08 – Segunda-feira
14h30min – Cinema na Escola – Escola Padre Vicente Bertoni – Comunidade de São Roque
O circo, de Charles Chaplin

FORQUETA CULTURAL – AGOSTO – SINOPSES DOS FILMES

LADRÕES DE BICICLETA (Vittorio De Sica, 1948, 89 min)
Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.

ABOMINÁVEL (Jill Culton e Todd Wildeman, 2019, 97 min)
Shanghai, China. Yi (Chloe Bennet) é uma adolescente que, certo dia, descobre que um yeti está no telhado do prédio em que ela mora. A partir disso, ela e seus colegas passam a chamar a criatura mística de “Everest” e, ao criarem laços com o animal, decidem levá-lo até sua família, que está no topo do planeta. Porém, os três amigos terão que conseguir despistar o ganancioso Burnish (Eddie Izzard) e a zoóloga Dra. Zara (Sarah Paulson), que querem pegar o yeti a qualquer custo.

O CIRCO (Charles Chaplin, 1928, 72 min).
Um batedor de carteiras (Steve Murphy) está agindo em meio à multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do vagabundo (Charles Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge, tanto do batedor quanto da polícia, e acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público, sem que ele perceba. O dono do circo (Al Ernest Garcia) resolve então contratá-lo e fazer dele sua atração principal.

PIEN – Receitas da Nona Severina com sabor das memórias afetivas
Moradora de Forqueta, Nona Severina foi filha de imigrantes italianos, mãe de sete filhos e esposa do nono Angelo. Conhecia muito bem a alquimia dos alimentos da colônia. Iguarias como a carne de porco, a banha, a galinha de cor bem amarela, os ovos da gema quase vermelha, as saladas. Enfim, uma alimentação 100% produzida pela própria comunidade.
O alimento foi a maior conquista dos imigrantes italianos. Conquistar a casa, a terra e a comida foram as grandes vitórias de centenas de famílias de imigrantes italianos que aqui chegaram. Sua mesa saborosa e farta é o símbolo de que aqui construíram seus lares e venceram! Essa história se passa com certeza, pelas mãos de muitas mulheres, como Nona Severina e seus infinitos saberes e sabores.

VISITA GUIADA AO MUSEU DA UVA E DO VINHO PRIMO SLOMP
Trata-se de um passeio mediado pela monitoria do Museu, no qual o visitante conhece mais sobre a produção de uva e vinho da região, bem como se informa um pouco mais sobre a história de nossa comunidade. Localizado em parte da edificação da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp possui uma exposição que reúne peças, objetos, utensílios e equipamentos que demonstram a fase artesanal da fabricação do vinho em Caxias. Foi criado em 2002 por meio de uma parceria entre a cooperativa e a Secretaria Municipal de Cultura.

TEATRO NA PRAÇA: RARLEY DAVIDSON, com Odelta Simonetti
Esqueça a palhaça fofa, de meias listradas e pompom no cabelo que aparece no imaginário, assim que a figura é invocada. Rarley Davidson é uma versão hardcore da personagem. Primeiro trabalho solo da atriz Odelta Simonetti — dos ótimos Cinta Liga/Desliga e 1, 2, 3 e chá! —, Um dia, uma palhaça conta a história dela, a partir da perspectiva do Circus Davidson, conhecido pelos números de alta periculosidade no negócio da família. Para completar a trama, o espetáculo é realizado na rua sobre uma bike-palco, para levar ao público uma imagem mais marginal e desconstruída da palh aça. Rarley passa a vida caminhando na corda bamba, no globo da morte, pulando em copo d’água, colocando a boca na mão do leão, até que um dia é instigada pelo pai a escolher o próprio caminho. Espécie de anti-heroína, Rarley também transcende à condição do personagem. Ela pode ser entendida como metáfora tanto da mulher atual, múltipla, quanto dos dilemas do cotidiano para entender quem se é e o que é preciso escolher e renunciar para chegar aonde se deseja.

FILÓ COMUNITÁRIO – CAPELA MENINO DEUS
O Filó Comunitário é a comunidade em Festa. Encontro comunitário onde os próprios moradores são os artistas. As pessoas levam seus instrumentos e figurinos e apresentam seus dotes artísticos de forma descontraída e informal. Também reúne a gastronomia do local.

GRUPO FELICE PERSONNE
Formado por pessoas da comunidade de Forqueta, o Felice Personne é um grupo que se dedica à cantoria de músicas da tradição da colonização italiana, destacando-se também por sua vivacidade e animação no contato com o público em seus tradicionais filós, sempre marcados pela fartura da culinária regional.

Participação Especial:
VALDIR VERONA e OS VIOLEIROS DA SERRA GAÚCHA
Músico com influências diversas que vão do folclore sulino a formação erudita, da música regional brasileira e da MPB ao jazz. Valdir Verona é violeiro compositor e também interpreta milongas, chamarras, chamamés, choros e outros temas, sempre com uma linguagem dinâmica e contemporânea. Junto ao grupo “Violeiros da Serra Gaúcha”, formado por estudantes e aficionados pela viola de 10 cordas, Valdir promove encontros, rodas de viola e cantorias em geral.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago