Cultura

Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ganha livro comemorativo

Os 50 anos do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis estão eternizados de mais uma forma através do livro “Vivenciando culturas, tecendo memórias”, lançado na sexta-feira, 22 de novembro, durante a 27ª Feira do Livro. A obra, em formato de fotolivro, traz diversas abordagens sobre os aspectos mais significativos ao longo dos 50 anos do evento, festejados em 2023. Exemplares da primeira tiragem foram entregues a autoridades e representantes de segmentos envolvidos com a realização do evento, reconhecido como o ponto mais alto do calendário municipal.

As origens e o crescimento do Festival de Folclore; as diferentes atividades desenvolvidas durante o evento; os diversos locais de Nova Petrópolis onde o evento já ocorreu; e o protagonismo feminino na condução do evento são alguns dos temas abordados em “Vivenciando culturas, tecendo memórias”. A obra traz ainda um destaque para a figura das soberanas e mensagens daqueles que se envolveram nos seus 50 anos de história.

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Nova Petrópolis, Iasmin Schmitt, há 51 anos o Festival Internacional de Folclore  promove troca cultural, diversidade e histórias marcantes. E, desde 1973, sua realização tem sido possível graças à cooperação e dedicação de muitas pessoas, que, ano após ano, fazem este grande evento acontecer. “Com o lançamento deste livro, queremos relembrar e homenagear aqueles que se doaram para o festival ao longo de sua história e celebrar a edição do cinquentenário”, destaca Iasmin.

A comissão editorial responsável pela pesquisa e elaboração do livro foi formada por Iasmin Schmitt, Jussara Prates, Lediane Werner, Álvaro Benevenuto e Luciane Schommer. O publicitário Fábio Weber foi o responsável pelo projeto gráfico.

Responsável por registrar diversas edições do Festival Internacional de Folclore, o fotógrafo Mauro Stoffel participou do lançamento do livro e abordou a importância das imagens na construção do evento, estabelecendo uma ligação com o forte apelo visual da obra.

Foto: Divulgação/Crédito Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

5 minutos ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

4 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago