Cultura

Festival de arte e cultura para a infância acontece de 04 a 14 de abril em Caxias do Sul

Sucesso na estreia em 2018, com mais de 4 mil participantes, a 2ª edição do Téti – Festival de arte e cultura para a infância vai ocupar diversos pontos culturais de Caxias do Sul, entre os dia 4 e 14 de abril.

Na programação, totalmente gratuita, atrações de múltiplas linguagens artísticas destinadas especialmente ao público infantil, seus pais, cuidadores e familiares.

O nome do Festival tem origem em uma brincadeira de infância “Cuco/Téti”, que envolve a descoberta, a surpresa, o novo e as gargalhadas, o que tem tudo haver com a proposta do evento que incentiva a arte, infância e desenvolvimento por meio de oficinas, teatro, dança, espetáculos, exposições, cinema, contação de histórias, festival de brincadeiras e bate-papo.

O Festival busca incentivar e oportunizar às crianças o contato com o universo das artes não somente como espectadores, mas como protagonistas, pois no fazer artístico despertam a criatividade e a imaginação num espaço de exercício da cidadania, de socialização, de desenvolvimento humano e social, conforme explica a idealizadora e diretora geral do Téti, Caliandra Paniz Troian. “O Téti nasceu para promover a infância, o acesso à arte, a valorização da cultura da criança e do brincar livre”.

Os espetáculos são espaços de formação de plateia e de aproximação entre artistas e público. O Téti nasceu para promover a infância, o acesso à arte, a valorização da cultura da criança e do brincar livre. É também uma oportunidade de fortalecimento de vínculos entre a família, onde é possível resgatar a infância dos adultos e amenizar a cobrança em relação à geração atual de crianças, em espaços de troca de experiências. “Essa pode ser a primeira oportunidade de algumas famílias participarem juntas, de espetáculos e atividades culturais desenvolvidas ao longo dos dias”, enfatiza Caliandra.

Entre as atrações confirmadas estão: Exposição “O brinquedo na memória da infância”, da Divisão de Museus – SMC; Acalantos e Kalimbas: uma vivência show para bebês, com Lili Flor e Paulo Pixu; Festival de Brincadeira; Téti Talks: Mediação cultural e formação de plateia; Oficina Arquitocos – Arquitetura para crianças; Espetáculo Caê, da Karma Cia de Teatro (SC); Oficina de Stop Motion, com Gio e Doug; Infância no Parque; Espetáculo Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para crianças, do Coletivo Órbita-RS.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais ou site oficial do Festival: www.teti.art.br 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago