Cultura

Festival da História, Cultura e Tradição Gaúcha segue até o próximo domingo em Gramado

O primeiro final de semana do Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição foi marcado por emoção em Gramado. Na noite do último sábado, 21 de setembro, o palco da Rua Coberta recebeu o espetáculo de abertura do evento em um show artístico que arrebatou as cerca de 2 mil pessoas que estiveram presentes no local.

Com o tema “O lenço que enxugou a água, agora volta ao peito”, o espetáculo destacou a resiliência do povo gaúcho após as enchentes de maio em uma performance que uniu referências da cultura gaúcha em música, teatro, dança e outras expressões artísticas.

Criado e dirigido pela Darte Entretenimento, empresa que atua na criação e produção de espetáculos musicais, o show colocou em cena 50 artistas entre bailarinos e bailarinas, cantores e cantoras, atrizes e atores, uma camerata da Orquestra Sinfônica de Gramado, artistas do Grupo Cadica de Dança e ainda Rodrigo Azeredo, artista plástico pioneiro na técnica de arte na areia.

O Secretário de Comunicação do Rio Grande do Sul, Caio Tomazeli, representou o governador Eduardo Leite e reforçou a importância do festival e a qualidade artística da apresentação. “Eu posso dizer que eu já vi muita coisa bonita pelo mundo, mas hoje fiquei muito orgulhoso. O Rio Grande precisava de um espetáculo e um evento como esse. Eu tenho certeza que este evento vai honrar muito a nossa cultura”, afirmou.

A proposta do evento, que está sendo realizado pela primeira vez, é celebrar a  cultura gaúcha com shows de música e dança, gastronomia, exposições, atividades infantis e de preservação da história.

“Este evento foi uma união de esforços e veio para ficar, nós vamos comemorar todos os anos a tradição gaúcha neste que é um dos maiores destinos turísticos deste país”, disse durante a cerimônia Vinícius Garcia, presidente do Instituto RSNASCE, realizador do evento. A partir de 2025, o festival deve ampliar sua programação passando a ser realizado anualmente durante todo o mês de setembro.

Além do show de abertura, que foi apluadido de pé por cerca de cinco minutos, o palco da Rua Coberta também recebeu neste final de semana as cantoras Luiza Barbosa e Shana Müller e o músico Renato Borghetti.

Programação gratuita continua até domingo (29)

O festival segue com atividades diárias até o próximo domingo, dia 29 de setembro. Nesta segunda-feira, 23 de setembro, a dupla César e Zéu se apresenta às 18h, Elton Saldanha às 19h30 e o Grupo Chimarrão encerra a noite às 21h no palco da Rua Coberta. Todos os shows são gratuitos.

Nos dias 28 e 29, a partir das 10h, os assadores profissionais Marcelo Sartori e Fernando Schima participam, respectivamente, do Costelaço no Piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier. Eles irão preparar uma costela, corte tradicional do churrasco gaúcho, e bater um papo sobre o preparo com quem estiver participando. A atividade é gratuita e tem capacidade para 80 pessoas, conforme ordem de chegada. A programação gastronômica do festival também acontece em 12 restaurantes da cidade onde cada um deles preparou um prato especial que tem como protagonista a costela (confira ao final a lista completa e os pratos).

No mesmo Piquete, todos os dias das 16h às 18h as crianças podem se divertir na programação Piazada, com jogos antigos, teatro de bonecos com o artista Nelson Haas e apresentação da lenda do Negrinho do Pastoreio, trecho da peça ‘Xará-xaxá: Lendas do Povo de Cá’, da diretora Lisiane Berti.

Também faz parte da programação diária a execução do Hino Rio-grandense às 10h30 nas quadras centrais da Avenida Borges de Medeiros através da Rádio Poste, que mantém uma programação musical durante todo o dia.

Em parceria com o Largo da Borges, juntamente com a Matería Capitão Rodrigo, o festival apresenta a mostra Memórias Rio-grandenses com objetos, textos e iconografias relacionados aos usos e costumes gaúchos no período da Revolução Farroupilha, fragmentos da história do povo Gaúcho e suas lutas. A matería também participa do espaço Mateando, com sua bolanta onde recebe visitantes para apresentar a história do mate, os diferentes tipos de preparo e de erva e ainda oferecer água quente.

“Gaúchos – Festival da história, cultura e tradição”

De 19 a 29 de setembro de 2024 em Gramado
Locais: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges
Informações e programação completa em: www.festivalgauchos.com.br
Instagram: @festivalgauchos

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago