Cultura

Mostra itinerante levará esculturas lúdicas a quatro comunidades da Serra Gaúcha

As comunidades de Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real recebem, entre março e abril, a exposição itinerante Voos da Alma, de Gio e Doug. Inspirada pela arte mambembe, a mostra é realizada em uma tenda-galeria, onde a dupla apresenta 10 esculturas produzidas com técnicas de papel machê, papietagem e bricolagem de materiais reciclados. A ação é acompanhada pela Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU, veículo multicolorido equipado com mais de 200 livros infantis e juvenis.

A primeira parada do projeto será na próxima terça-feira (14/03), na Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha. Na semana seguinte (21/03), é a vez da Praça Matriz de Criúva receber o circuito. Os artistas ainda passarão por São Marcos, na Escola Estadual Maranhão (28/03) e Vale Real, encerrando a caravana na Escola Municipal Felipe Jacob Klein (03/04). Nos quatro pontos, a exposição ficará aberta das 10h às 12h e das 13h às 15h30.

Imagem: Projeto Voos da Alma inicia circulação por Farroupilha/Foto
Douglas Trancoso/Divulgação

“Esse projeto de circulação nasceu com o intuito de levar diferentes linguagens artísticas para comunidades que nem sempre possuem acesso à arte. São comunidades periféricas, não necessariamente por conta de vulnerabilidade social, mas pela distância física dos grandes centros. Então essa itinerância surgiu a partir da vontade de proporcionar fruição artística, algo tão importante para crianças, adolescentes e adultos”, explica Gio.

Com cores vibrantes e formas inusitadas, as esculturas do projeto Voos da Alma representam personagens que, à sua maneira, ensinam a importância de aprender a voar por meio dos sonhos e da imaginação. Trata-se de um universo lúdico criado pela dupla ainda em 2015.

Durante as seis horas em que a exposição permanece em cada comunidade, Gio e Doug promovem a mediação artística com o público, apresentando as esculturas e proporcionando a interação com o projeto literário. Também ficam disponíveis para leitura as mais de 200 obras que compõem o acervo da Kombi Biblioteca, com mediação de Gabriel Zeni de Oliveira. Haverá ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo em sala de aula.

Na tenda de esculturas-personagens, o público poderá encontrar Seu Lento, um caramujo inventor que fez uma máquina para voar; a elefoa azul Prana, que conseguiu libertar-se do circo para flutuar mundo afora, assim como um balão; os Ancestrais, inspirados na cultura dos povos originários; Seu Hélio e o Baiacu, entre outros. Cada história preenche uma camada de reflexão que pode ser apreciada por todas as idades, explorando a pluralidade de temáticas de cada obra.

Imagem: Acervo Pessoal Gio e Doug

“A minha história preferida é ‘O Pelotão Esquecido’’ São três personagens, já idosos, que juntaram as peças da vida para construir um avião de sucata. Eles sonhavam em voar, mas desertaram da aeronáutica quando viram o horror da guerra. Por isso o avião de sucata lança bombas apenas de amor. Essa história é baseada na vontade que eu tinha, quando criança, de ser piloto”, conta Doug.

Promovido pelo Instituto Cultural TARU e realizado por Gio e Doug Artes, o projeto Voos da Alma – Exposição Itinerante conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre Gio e Doug
Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso lideram, desde 2009, a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. A dupla conta histórias por meio da música e da ilustração. Gio e Doug utilizam como suporte eco escultura, pintura mural, ilustração, fotografia e videoarte. Também ministram oficinas, vivências lúdicas e cursos de arte, criatividade e natureza para professores, crianças, jovens e adultos. São autores dos livros “Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples” (Paulus Social, 2012), “Voos da Alma” (Elos do Conto, 2015) e “Lova” (Liddo Editora, 2016), além de assinarem a ilustração de outras 16 obras.

Programação:

:: 14/03: Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha

:: 21/03: Praça Matriz de Criúva

:: 28/03: Escola Estadual Maranhão, em São Marcos

:: 03/04: Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em Vale Real

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago