Imagem: Divulgação/Crédito Jose Martim Estefanon
Até 30 de dezembro, o Varanda Gourmet do Piazza Salton recebe a exposição “Havia um murmúrio nos parreirais”, do artista plástico Sergio Renato Santos Dutra. A mostra é a sua primeira individual no ano comemorativo de 20 anos da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves – AAPLASG – a qual é sócio.
“Havia um murmúrio nos parreirais” tem em comum o material utilizado para a confecção das esculturas que é a videira. Por meio de galhos e raízes, surgem formas que olhar de Sergio evidencia: criaturas mitológicas, danças, movimentos do esporte, entre outros.
Sergio Renato desenha e pinta há muito tempo. Na infância ficou em segundo lugar em um concurso de desenho realizado entre escolas, em Alegrete. No entanto, a vida profissional o levou para a área administrativa, tendo cristalizado a carreira de artista plástico agora aos 60 anos, quando começou a fazer esculturas com raízes de arbustos retirados de jardins. E em março de 2023 teve um encontro mágico com um galho de videira. A ideia era fazer artesanato, mas foi além: “foi aí que eu percebi a beleza, a plasticidade e a textura do material”.
Um encontro entre a natureza e o artista plástico, entre a percepção e novas vidas. “Havia um murmúrio nos parreirais” traz essa relação histórica entre o homem e a arte onde, aproximadamente, 40 obras trazem, muitas vezes, similaridades com a realidade e com o fantástico.
“A mensagem é a de ser um intérprete, um arqueólogo a revelar a arte contida em anos e anos de movimento e expressão da planta. Em síntese, é revelação. Transmitir as pessoas o que a planta me revelou. A magia do movimento, gestos, expressões, sentimentos. Na verdade, eu não crio formas, eu só as revelo, dentro daquela cadeia de eventos resultantes da vida da planta”, enfatiza Sergio.
O artista, também, atua em projetos de execução e manutenção de jardins, foi produtor de suculentas (já produziu mais de 1000 mudas de diferentes espécimes) e trabalha com artesanato. Participou em 2021, no Luxemburgo Art Prize, na Europa, e na Star Galerys em Leiria, Portugal, em novembro de 2023, ambos com pintura.
A exposição “Havia um murmúrio nos parreirais” conta com o apoio da Secretaria de Cultura.
Serviço
O que: exposição “Havia um murmúrio nos parreirais”, de Sergio Renato Santos Dutra
Período de visitação: até 30 de dezembro
Horário: 9h às 20h
Onde: Varanda Gourmet do Piazza Salton, Rua Dr. Montauri, 20
Foi na pequena Monte Belo do Sul que o norte-americano Michael Scott Carter decidiu iniciar…
Exposição itinerante "Era uma vez..." presta homenagem emocionante, eternizando a contribuição do artista à cultura…
Evento reuniu comunidade cultural, apresentou balanço das ações e aprovou novas proposições para o futuro…
Os 58 anos de história da Universidade de Caxias do Sul se misturam com a…
Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, começa a entrar no clima para o 33º FestiQueijo, o…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as características que diferem a atividade…