Cultura

Cristian Bernich vence ‘Prêmio Quero-Quero’ com livro sobre a dança cênica de Bento Gonçalves

O Prêmio Quero-Quero, promovido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Rio Grande do Sul (Sated-RS), que premia os destaques nas Artes Cênicas no Estado foi entregue na última semana em Porto Alegre. O dançarino e professor bento-gonçalvense Cristian Bernich foi o vencedor na categoria Pesquisa, com o livro ‘Converso .cenas de dança’.

Foto: Troféu Quero-Quero /Divulgação

Cristian, que atualmente reside em Portugal e esteve representado pela amiga e também professora Lia Bertuol, concorria com outras 27 pesquisas realizadas no RS, sendo o primeiro artista e Bento a alcançar a conquista, no prêmio que foi retomado após um hiato de 18 anos.

“O interessante foi descobrir que os primeiros registros sobre dança em Bento Gonçalves, ocorrem a partir de 1958 em clubes sociais. Nessa época, apenas o balé clássico era o gênero ensinado e somente as mulheres faziam aulas. A dança era parte da educação feminina. Outro aspecto interessante foi o quão tardia a dança contemporânea começou a ser produzida na cidade, e, também, quantos nomes de artistas haviam sido quase esquecidos”, diz Bernich.

‘Converso .cenas de dança’ também é um registro imagético com mais de cem fotos que ilustram um linha histórica de produção cênica, abrangendo balé, jazz, folclore de projeção, danças urbanas, dança moderna e dança contemporânea.

Foto: Capa E-Book/Divulgação

SOBRE O LIVRO

Lançado pela Educs (disponível para download no site), “Converso .cenas de dança” é um livro que apresenta um recorte histórico sobre dança cênica da cidade de Bento Gonçalves e sobre a produção cênica da Cia de dança-teatro contemporânea A Trupe Dosquatro. Com uma linguagem muito variada em estilos e, por vezes muito coloquial, o livro se propõe a uma conversa entre artistas da dança, autor e leitor explorando a memória afetiva das pessoas que produziram e/ou produzem a arte da dança na cidade.

O livro é o resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich com apoio de Edson Possamai, concebida por entrevistas com artistas que viveram na cidade, familiares e também artistas que ainda produzem dança cênica em Bento Gonçalves. Além disso, a pesquisa se voltou para documentos, programas de espetáculos antigos e fotografias que retratam a história da dança local.

Foto: Cristian Bernich com o exemplar do livro físico/Divulgação

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

14 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

19 horas ago