Foto: Com foco ambiental, exposição itinerante "Um lixo ou um bicho" chega à escola Caetano Costamilan/Crédito Cassiane Boff
Em itinerância desde a última semana, a exposição “Um lixo ou um bicho” chega à Escola Municipal Caetano Costamilan, na comunidade de Loreto, nesta quinta-feira, dia 17 de abril. A mostra já passou por outras três instituições de ensino das regiões rural e periférica de Caxias do Sul: Padre Leonardo Murialdo, no bairro São Caetano; João Pilati, em Criúva; e Vinte e Um de Abril, em Vila Cristina.
Idealizada pelos artistas Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso (Gio e Doug), o conceito da mostra explora a consciência ambiental, com foco no mundo marinho, que sofre as consequências do consumo desenfreado e da ganância humana, acarretando em prejuízos permanentes ao bioma, como a extinção de espécies. Em dez ecoesculturas, Gio e Doug utilizaram a técnica de bricolagem e utilizaram materiais como sucatas, arame, papel, lâmpadas, engrenagens, carburadores e tintas acrílicas. Com personagens vibrantes que constroem narrativas místicas, a exposição propõe uma reflexão lúdica sobre o excesso de plástico nos oceanos e na sociedade.
O projeto “Um lixo ou um bicho – Exposição de ecoesculturas” conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Realização: Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Promoção: Gio e Doug Artes. Apoio cultural: Instituto Cultural Taru.
Programação
:: 17/04: Escola Municipal Caetano Costamilan
:: 24/04: Escola Municipal Profª Arlinda Lauer Manfro
Ficha técnica
:: Projeto: Um lixo ou um bicho – Exposição de ecoesculturas
:: Artistas e mediadores da exposição: Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso
:: Produção cultural: Gabriel Zeni de Oliveira
:: Fotos e vídeos: Cassiane Boff
:: Contabilidade: Soraia Giordani de Almeida
:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação
:: Realização: Política Nacional Aldir Blanc; Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul
:: Promoção: Gio e Doug Artes
:: Apoio Cultural: Taru – Instituto Cultural
Sobre Gio e Doug
Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso lideram, desde 2009, a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. A dupla conta histórias por meio da música e da ilustração. Gio e Doug utilizam como suporte ecoescultura, pintura mural, ilustração, fotografia e videoarte. Também ministram oficinas, vivências lúdicas e cursos de arte, criatividade e natureza para professores, crianças, jovens e adultos. São autores dos livros “Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples” (Paulus Social, 2012), “Voos da Alma” (Elos do Conto, 2015) e “Lova” (Liddo Editora, 2016), além de assinarem a ilustração de outras 16 obras.
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…
Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…
Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…
Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…