Cultura

Circuito de teatro 100% online e gratuito abrange seis cidades do interior do RS

Nos dias 15 e 17 de julho (quinta-feira e sábado), o grupo Máscara EnCena realiza edição especial para Caxias do Sul do circuito digital “Máscara EnCena: 2068 em Movimento”.

No dia 15, às 20h, através do Youtube, ocorre a apresentação online do filme “206820”. No dia 17, às 18h, também pelo Youtube, será a vez da peça teatral que inspirou o filme, intitulada “2068”. No espetáculo, os atores Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dão vida a oito diferentes personagens confinados em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.

A peça será seguida de debate ao vivo através do chat do próprio Youtube, tendo como convidados a atriz e diretora Zica Stockman e o psicólogo e audiodescritor Rafael Braz, que realizou a audiodescrição para pessoas com deficiência visual (AD) da peça “2068”. A discussão também contará com participação especial Liane Venturella, diretora de “2068”. Durante o debate, serão sorteadas 20 bolsas para artistas e alunos locais para curso gravado sobre a técnica de atuação com máscara expressiva. Também serão reservadas a artistas locais duas vagas para a residência online ao vivo, com os fundadores do grupo Máscara EnCena, que se realizará em agosto.

Além de Caxias do Sul, o “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” dedica edições especiais às cidades de Santa Maria, Montenegro, Bento Gonçalves, Rio Grande e Passo Fundo, e está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. A edição do projeto para Caxias do Sul conta com o apoio do Tem Gente Teatrando.

Zica Stockmans é atriz, diretora e professora. Em 1989, fundou a companhia teatral e escola de atores Tem Gente Teatrando, referência na cena cultural de Caxias do Sul e da região. Zica é formada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UCS e possui pós-graduação em Corpo e Cultura: Ensino e Criação, pela mesma instituição. Atualmente, segue como diretora da Tem Gente Teatrando, é mestranda do programa de pós-graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul e aluna da pós-graduação em Teatro e Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Rafael Braz é psicólogo clínico de orientação psicanalítica e audiodescritor consultor. Na área da acessibilidade cultural, atua desde 2016 realizando consultoria em audiodescrição para filmes, séries, vídeos institucionais e comerciais, espetáculos de teatro, dança e shows musicais, entre outras modalidades de produções artísticas e culturais. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se consultorias na produção de audiodescrição para o Festival de Cinema de Gramado (2016, 2018 e 2019) e para os espetáculos de abertura das edições de 2018 e 2019 do Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas.

“MÁSCARA ENCENA: 2068 EM MOVIMENTO” – CAXIAS DO SUL

15/07 (quinta-feira)
20h – Apresentação do filme “206820”

17/07 (sábado)
18h – Apresentação da gravação da peça teatral “2068” com audiodescrição
19h – Debate com a participação de Zica Stockman, Rafael Braz e Liane Venturella, diretora da peça “2068”

O acesso a toda programação estará disponível no site do grupo: www.mascaraencena.com
Canal do Youtube do grupo Máscara Encena:
www.youtube.com/channel/UCZ1YBAlekUUummCKYZTANGg

2068 (espetáculo):
Sinopse: Ainda é possível sonhar? Fazendo alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo “2068” retrata a resiliência humana através da manipulação e uso de máscaras expressivas. Diferentes pessoas estão confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.

206820 (filme)
Sinopse:
Em um tempo-espaço distópico, suspenso em meio aos sonhos e movimentos naturais da vida, encontra-se um grupo de pessoas confinadas em um espaço mínimo que impossibilita qualquer privacidade. 206820 é uma investigação teatral cinematográfica que permeia a clausura e liberdade, ficção e realidade, através do uso e manipulação de máscaras e bonecos frente a linguagem audiovisual. Cruzamentos criados pelo elenco, dentro e fora da caixa e que atravessam o passado, o presente e o futuro e tentam responder à questão: “ainda é possível sonhar?”.

Fonte: Prática Comunicação / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

16 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

17 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

21 horas ago