Cultura

Centro de Cultura Ordovás recebe mostra da artista Verlu Macke

A mostra “Poesia absurda de uma pedra em meio ao caos” de Verlu Macke, vai ocupar a Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de abril, A exposição apresenta uma narrativa codificada de uma pedra em meio ao isolamento causado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021, e também as possibilidades de reflexões poéticas e absurdas que um ser inanimado teria em meio ao caos que se instaurou no mundo.

São cerca de 30 obras em pintura, desenho e três livros, nos quais a artista traduz a inércia e a falta de mobilidade que tem na pedra, uma espécie de representação registrada do humano paralisado, consciente/inconsciente do tempo e espaço inserido naquele momento.

A artista traz para a exposição, as memórias do distanciamento social durante a pandemia do coronavírus. A proposta apresentada nesta mostra torna visível o que Verlu Macke produziu em meio ao que chama de caos. Assim como os desenhos e pinturas, os livros funcionaram como diários criativos, sendo essa, uma prática corriqueira na poética da artista, que não separa palavra e imagem, tornando ambas linguagens em algo indissociável.

O título, “Poesia absurda de uma pedra em meio ao caos” busca apresentar o processo criativo de Verlu, como um respiro – palavra mais do que significativo durante a pandemia – uma suspensão em forma de poesia visual, de algo pesado, tornado leve em meio a um contexto, que por inúmeras vezes, parecia absurdo.

A mostra contará com uma visita guiada às 19h30min, no dia 14 de abril. A atividade é conduzida para o Programa Educativo UAV Informações.

Sobre a artista e a curadora
Verlu Macke é artista visual pós-graduada em Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul. Tem obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e no Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP). Realizou quatro exposições individuais (Galeria Artista UM, Galeria de Arte do Campus 8/UCS, Pinacoteca de Novo Hamburgo e Galeria de Artes do Ordovás) e participou de inúmeras exposições coletivas e salões de arte. Recebeu o Prêmio de Incentivo à Produção do 19° Edital da Associação Francisco Lisboa (2016, Porto Alegre/RS). Em 2015, realizou residência em arte contemporânea (ROLEPLAY) em Taxco (México).

Silvana Boone é Doutora em Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica, professora na Universidade de Caxias do Sul, orientadora de projetos, curadora e crítica de Arte.

Serviço
Visita guiada com a artista e com a curadora da exposição “Poesia absurda de uma pedra em meio ao caos”
Dia: 14 de abril de 2023 , às 19h30min.
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Confirmar presença na UAV DIGITAL: sites.google.com/view/uavdigital

Atividade presencial e gratuita.

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago